Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Sétima edição do Ciclo de Cinema do Museu de Lamego marca regresso de João Botelho

Regresso de uma iniciativa de sucesso do Museu de Lamego.

-PUB-

Este ano, pela primeira vez, integrada num plano de descentralização das atividades do Museu de Lamego, a sua extensão aos monumentos do Vale do Varosa, com sessões programadas para os mosteiros de São João de Tarouca e de Santa Maria de Salzedas.

Tema comum aos filmes escolhidos: a Viagem, numa pluralidade de sentidos do termo, e tal como só o cinema, com os seus recursos audiovisuais, no-la permite experienciar. Outra novidade do ciclo em 2019: a exibição de um filme de João Botelho, grande cineasta natural de Lamego, apresentado pelo próprio.

Cumpre-se assim o desejo formulado há um ano pelos ZigurFest na peça que apresentaram, no Museu de Lamego, de João Pedro Fonseca: #VOLTAJOÃOBOTELHO.

Com programação e apresentação a cargo de Sousa Dias, a partir de 19 de julho e até 10 de agosto, o ciclo de cinema arranca no Mosteiro de São João de Tarouca, com Meia-noite em Paris de Woody Allen, seguindo depois para o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, onde será exibido, no dia 26, o já clássico Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore.

Em sessão especial, Peregrinação, de João Botelho será apresentado pelo realizador, no Museu de Lamego, a 4 de agosto, numa exibição que conta também com a presença do artista plástico, João Pedro Fonseca, afinal, o responsável pelo pedido de regresso de João Botelho a Lamego. O ciclo termina no fim-de-semana seguinte, com filme de Yasujiro Ozu, Viagem a Tóquio.

O Ciclo de Cinema´19 é organizado pelo Museu de Lamego, Município de Lamego e Município de Tarouca, em parceria com o ZigurFest e o apoio das Caves da Raposeira, Casa de Santo António de Britiande e InovTerra. 

De acesso gratuito, todas as sessões têm início às 21.00 horas

Conheça o programa completo no site www.museudelamego.gov.pt.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS