Este ano, pela primeira vez, integrada num plano de descentralização das atividades do Museu de Lamego, a sua extensão aos monumentos do Vale do Varosa, com sessões programadas para os mosteiros de São João de Tarouca e de Santa Maria de Salzedas.
Tema comum aos filmes escolhidos: a Viagem, numa pluralidade de sentidos do termo, e tal como só o cinema, com os seus recursos audiovisuais, no-la permite experienciar. Outra novidade do ciclo em 2019: a exibição de um filme de João Botelho, grande cineasta natural de Lamego, apresentado pelo próprio.
Cumpre-se assim o desejo formulado há um ano pelos ZigurFest na peça que apresentaram, no Museu de Lamego, de João Pedro Fonseca: #VOLTAJOÃOBOTELHO.
Com programação e apresentação a cargo de Sousa Dias, a partir de 19 de julho e até 10 de agosto, o ciclo de cinema arranca no Mosteiro de São João de Tarouca, com Meia-noite em Paris de Woody Allen, seguindo depois para o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, onde será exibido, no dia 26, o já clássico Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore.
Em sessão especial, Peregrinação, de João Botelho será apresentado pelo realizador, no Museu de Lamego, a 4 de agosto, numa exibição que conta também com a presença do artista plástico, João Pedro Fonseca, afinal, o responsável pelo pedido de regresso de João Botelho a Lamego. O ciclo termina no fim-de-semana seguinte, com filme de Yasujiro Ozu, Viagem a Tóquio.
O Ciclo de Cinema´19 é organizado pelo Museu de Lamego, Município de Lamego e Município de Tarouca, em parceria com o ZigurFest e o apoio das Caves da Raposeira, Casa de Santo António de Britiande e InovTerra.
De acesso gratuito, todas as sessões têm início às 21.00 horas
Conheça o programa completo no site www.museudelamego.gov.pt.