Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!
Barroso da Fonte
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Só os grandes homens sabem viver a vida

Quem afirmou que só os grandes homens sabem viver a vida foi um dos que pertence a esse rol: António Maria Cardoso. E cito-o aqui para invocar a morte do Padre Avelino Augusto da Silva (1914-2011) que nasceu em Vila Real, filho de pais que nasceram em São Martinho de Anta, onde o bondoso sacerdote paroquiou várias décadas. Desapareceu com a serenidade dos justos que passam pela vida quase sem se dar por eles, porque sabem aproveita-la em plenitude. Diversos jornais regionais noticiaram o seu desaparecimento, pela voz de quem o conheceu em carne e osso e com ele partilhou pedaços de vida quase abençoada, porque parecia um santo popular.

Felicito quem nos jornais de Vila Real, da Régua, de Chaves de toda a Província e de outros que (eu não tenha lido) deu dele uma nota necrológica a condizer com a simplicidade que arrastava consigo. Este foi, verdadeiramente, um Homem que soube viver a vida porque, repetindo o juízo de também Padre António Maria Cardoso, soube tirar partido das suas faculdades positivas.

Fui um daqueles que tiveram a sorte de conviver com ele, em vida e durante diversas ocasiões. Uma dessas ocasiões foi numa visita a S. Leonardo de Galafura, juntamente com a Mulher de Miguel Torga, ao tempo ainda cheia de vida, com o saudoso Dr. Camilo de Araújo Correia, com a

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS