Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Sócrates inaugurou um Monumento, uma Avenida e um Pavilhão

Como se diz na gíria do futebol, o primeiro-ministro, na sua visita à vila de Santa Marta de Penaguião, fez um “hat-trick”, ao dar o seu cunho a duas importantes intervenções, a inauguração da Avenida de Nossa Senhora da Guia e do magnífico Pavilhão Desportivo Municipal, e ainda descerrou o monumento “Mulher de Santa Marta”.

-PUB-

Antes ainda visitou a construção do Centro Escolar que acabou por dar o mote ao seu discurso, incisivo sobre a Educação. Contente pelo que viu, afirmou, com muito entusiasmo, que “a obra que visitou é um exemplo para o país”.

O primeiro-ministro, José Sócrates, referiu que a educação é um sector que tem sido apoiado. “Ao longo destes quatro anos foi preciso tomar decisões muito difíceis nesta área. Recordo a decisão de encerrar 2 500 escolas com menos de 10 alunos. Tivemos que optar por fazer o encerramento dessas antigas escolas primárias, hoje designadas como escolas do 1.º ciclo do Básico, porque eram um factor de exclusão e de insucesso escolar para as crianças que as frequentavam. Todos os estudos referiam que as crianças dessas escolas, com poucos alunos, estavam condenadas ao insucesso e ao abandono escolar”, sublinhou José Sócrates.

Na sua intervenção evidenciou ainda os investimentos feitos pelo Governo na Educação e a introdução dos computadores Magalhães. “Hoje, temos um país, que é um dos poucos no Mundo, em que as suas crianças logo que entram na escola têm acesso a um computador, independentemente da sua área geográfica ou das suas condições financeiras”.

Sempre muito aplaudido, José Sócrates focou ainda o conjunto de intervenções nas acessibilidades para a região de Trás-os-Montes e aproveitou para deixar um recado. “Há por aí alguns que acham que não se deveria fazer a auto-estrada. Mas, eu pergunto, quantos mais anos é que Trás-os-Montes deveria ficar à espera? Já não chegam as décadas de esquecimento e de injustiça?”, perguntou o responsável político.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Francisco Ribeiro, salientou que a presença do primeiro-ministro na vila. “A presença de José Sócrares é um momento histórico na vida deste concelho”. O autarca abordou ainda as inaugurações registadas, elogiando o Monumento à Mulher de Santa Marta. “É uma justa homenagem extensível a todas as mulheres do concelho e do Douro”. É um monumento em bronze, da autoria do escultor Laureano Ribatua, que também é o autor de um outro monumento, colocado em frente à Câmara Municipal, em homenagem ao Trabalhador da Vinha.

A Avenida Nossa Senhora da Guia foi uma obra que custou mais de um milhão de euros, com uma comparticipação FEDER de 372 mil euros.

No novo pavilhão gimnodesportivo foram investidos cerca de um milhão e cinquenta mil euros, tendo recebido do Estado cerca de quatrocentos mil euros.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS