A recuperação deste histórico edifício, a cargo do arquitecto Álvaro Siza Vieira, representou um investimento de 5 milhões de euros.
No SPA Termal, os utentes podem usufruir de tratamentos de massagem, piscina, sauna, banho turco, hidromassagem e duche vichy.
As equipas técnicas integram profissionais naturais do distrito de Vila Real, em particular do concelho de Vila Pouca de Aguiar, vindo de encontro a um compromisso assumido pela Unicer em envolver directamente a comunidade local no projecto.
Apesar da conclusão do SPA, o grupo responsável pelo projecto admite alguns constrangimentos na evolução e concretização da obra. “O actual contexto económico, associado a um processo de recuperação, que se quer rigoroso, exigente e de qualidade, não permite a efectivação, numa única fase, do projecto global para o Parque de Pedras Salgadas, como inicialmente estava previsto”. Desde logo, a prioridade da empresa foi recuperar o balneário termal e a frente do Parque, num investimento que já ascende a 7 milhões de euros. Porém, os trabalhos não param e, neste momento, estão em curso as obras de recuperação da área envolvente do Parque e começou também a construção da piscina.
O projecto de reabilitação deste espaço, num investimento de 650 mil euros, foi adjudicado à empresa Edimarante e tem abertura prevista para o Verão de 2010.
Segundo a UNICER, está prevista a reabertura da principal avenida do Parque para fruição da comunidade. Além disso, a empresa já celebrou um protocolo comercial com um investidor local que vai construir uma nova unidade hoteleira em Pedras Salgadas, e, ao mesmo tempo, vai apoiar várias entidades no domínio desportivo, social e escolar.