Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
No menu items!
Região“Terra Maronesa” com “Menção Honrosa” nos prémios Manuel António da Mota

“Terra Maronesa” com “Menção Honrosa” nos prémios Manuel António da Mota

O projeto “Terra Maronesa”, que pretende valorizar o papel da vaca maronesa como motor económico, social e ambiental da região, foi galardoado com uma Menção Honrosa na gala de entrega dos prémios da Fundação Manuel António da Mota, em parceria com a TSF e Mota Engil, que tiveram lugar domingo, na Alfândega do Porto. Duarte Marques, da associação Aguiarfloresta, enquanto representante do projeto, recebeu o galardão. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, encerrou a gala.

 

-PUB-

“Terra Maronesa” é um projeto que pretende valorizar a raça autóctone Maronesa (uma raça bovina das serras do Marão e Alvão, que abrange quatro concelhos: Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Mondim de Basto) nas suas diferentes vertentes: cultural; social/económica; ambiental e turística. Pretende contribuir para a valorização, não só do animal, mas também da região e dos produtos endógenos, sendo, por isso, também um contributo para a comunicação do território e para a atração turística.
A Fundação Manuel António da Mota institui anualmente o “Prémio Manuel António da Mota”, distinguindo organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios da sua atividade. Na sua 9ª edição, em 2018, a Fundação aborda o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância desta agenda para o desenvolvimento económico, social e ambiental de Portugal. A Fundação Manuel António da Mota e a TSF – Rádio Notícias são parceiros na divulgação do Prémio e das iniciativas que lhe são inerentes.
O projeto Terra Maronesa é promovido pelas seguintes entidades: Associação de Criadores do Maronês, Aguiarfloresta, Interreg Sudoe/SOS Lameiros, Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), ATCoop – Alto Tâmega Co- -operativo, VERde NOVO, Casa de Telões, Notícias de Aguiar, Softowner, Pena Aventura Park e Rural.pt.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS