Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

Trabalhadores da Varandas de Sousa em greve

As unidades de produção da Varandas de Sousa (ex-Soucamp), cumprem hoje um dia de greve. Pedem melhores salários e melhores condições de trabalho.

-PUB-

Dizem estar “fartos” de não serem ouvidos e de não verem as suas reivindicações atendidas por parte da empresa. Os trabalhadores da Varandas de Sousa estão hoje em greve e a adesão ronda os 75%.

“Estes trabalhadores estão conscientes de que a greve é o último recurso. Fizemos os plenários em julho e enviámos o pré-aviso de greve no dia 15 de julho. A empresa tinha um mês para vir ter connosco, aliás mostramos disponibilidade para reunir, mas não houve resposta”, adianta José Eduardo, dirigente sindicalista.

Entre as reivindicações estão, por exemplo, o aumento do salário. “Ganham o salário mínimo apesar das funções que desempenham exigir algum conhecimento. Estamos a falar de um trabalho que não há máquinas que o façam, como é a colheita, feita pelas mãos destas pessoas. É preciso perceberem o patamar de amadurecimento do cogumelo, por exemplo, e ter sensibilidade na sua apanha e armazenamento”.

Há ainda a exigência do aumento do valor do subsídio de alimentação, que atualmente está fixado nos 2,50 euros, que “não dá para nada. Há trabalhadores que fazem 30 quilómetros para ir trabalhar, não conseguem ir a casa. 2,50 não paga uma refeição em qualquer lado do país”, frisa.

Estes trabalhadores pedem ainda melhorias nas condições de trabalho, algo que “já vem da anterior administração”, conclui.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.