A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Real, através da sua Esquadra de Investigação Criminal, deteve, no final da semana passada, um homem, de aproximadamente 40 anos, por tráfico de produtos estupefacientes e substâncias psicotrópicas, que actuava “junto a estabelecimentos escolares da cidade”.
Em comunicado, aquela força de segurança explicou que o indivíduo estava referenciado com a prática de tráfico de drogas, e já “há algum tempo que estava a ser vigiado pelas autoridades policiais”.
“As informações recolhidas levaram ao desenrolar das investigações que culminaram na intercepção do suspeito na posse de produto estupefaciente”, revelou a polícia vila-realense.
Além da droga que tinha em sua posse na altura da detenção, uma busca domiciliária, à residência do detido, levou à apreensão de mais produto estupefaciente, tendo sido apreendidas um total de 60 doses de heroína e dez de cocaína.
A PSP confiscou ainda três telemóveis, um x-acto e uma tesoura com vestígios de produto estupefacientes, “entre outros utensílios destinados ao corte do estupefaciente em doses individuais”.
Depois de ouvido pelo Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real, para primeiro interrogatório, foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações quinzenais às autoridades.
Só durante o mês de Janeiro, e na sequência de várias acções de prevenção e repressão ao tráfico de estupefacientes, o comando distrital da PSP de Vila Real deteve um total de sete indivíduos, sendo de realçar a acção realizada no dia 21 no primeiro mês do ano, durante a qual dois indivíduos foram “surpreendidos” no Itinerário Principal quatro, numa altura em que transportavam para a capital transmontana aproximadamente mil doses de haxixe.
Com idades compreendidas entre os 20 e 25 anos, os dois indivíduos foram interceptados quando regresavam do Porto, “onde adquiriram produto estupefaciente com vista a ser comercializado em Vila Real”.
De recordar ainda que, no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária (PJ) desencadeada nas zonas de Chaves e de Guimarães, foram apreendidas “mais de 25 mil doses individuais” de heroína e detido um casal. Desta feita, a judiciária interceptou os traficantes, de 36 e 37 anos, depois destes “entrarem em território nacional, no regresso de uma deslocação a um país do Norte da Europa onde se tinham ido abastecer”.
No âmbito da mesma operação foi ainda apreendida uma pequena quantidade de cocaína, bem como “6 300 euros, uma viatura de alta cilindrada e uma prensa, moinho e balanças, utensílios utilizados no tráfico”.