Sábado, 16 de Outubro de 2021
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Transmontana comanda Polícia do Rio de Janeiro

Os jornais diários de Portugal e do Brasil publicaram, em 17 e 18 de Fevereiro, destacada notícia informando que a Comissária Martha Mesquita da Rocha, de 51 anos, acabara de ser nomeada Comandante-chefe da Polícia do Rio de Janeiro. Tal notícia teve grande impacto luso-brasileiro pelo facto de ser designada uma mulher, pela nova Presidente do Brasil, para ocupar tão importante tarefa, sobretudo quando o Brasil e, em particular, o Rio de Janeiro, se prepara para receber o próximo campeonato do Mundo de Futebol.

-PUB-

Mas para nós Portugueses de Trás–os-Montes teve uma dupla curiosidade: é que essa importante personalidade é filha de Transmontanos do lugar de Franzilhal, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. Numa entrevista concedida ao JN declarava que recentemente viera três vezes revisitar a terra natal de seus pais e avós, nunca se esquecendo dessa romagem de saudade. Se é certo que o Brasil é um respeitado filho de Portugal, sendo raras as famílias que não têm cá ou lá, laços de sangue, já não é tão vulgar que cidadãos Portugueses assumam tarefas tão importantes.

Sabe-se que no início do século XIX, na sequência da campanha Napoleónica, por volta de 1808-1809, a Família Real portuguesa, com

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Sobre a ferrovia em Trás-os-Montes

Ferrovia Boas Notícias

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.