Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Travassos voltará a cumprir o “Leilão das Carnes”

A antiga tradição cumprir-se-á a 20 de fevereiro e marcará o regresso da atividade cultural ao concelho de Mondim de Basto

A aldeia de Travassos, no concelho de Mondim de Basto, voltará a cumprir a tradição do “Leilão das Carnes”. De acordo com Bruno Ferreira, presidente da autarquia local, “nos dias 19 e 20 de fevereiro, vamos encetar um conjunto de atividades que pretende marcar a retoma dos eventos culturais no concelho”.

Assim sendo, nesse fim de semana, “a aldeia de Travassos será o epicentro da identidade local, das nossas tradições, das nossas raízes e dos produtos endógenos que tanto caracterizam e orgulham o concelho de Mondim de Basto”.

O evento contará com “um investimento importante do município”, com o intuito de “promover e dinamizar as nossas aldeias, no caso concreto, a aldeia de Travassos, na freguesia de Bilhó”, através de um programa diverso que pretende “valorizar o território, numa promoção que possa ter retorno para a economia local”.

PROGRAMA

No sábado, pelas 15 horas, “iremos ter uma visita guiada pela história de Travassos”, que irá percorrer toda a localidade, “com o auxílio de um historiador que tem levado a cabo um estudo sobre a aldeia”. A ideia passa por “criar interação com os participantes e fazer com que, também eles, participem na identificação de alguns pormenores desta aldeia histórica”.

A visita contará, ainda, “com animação musical e irá terminar com uma oficina do pão que, ao fim ao cabo, permitirá ter um contacto direto com (todo o seu ciclo), desde o campo até à mesa”. Esta iniciativa irá privilegiar “aquilo que é uma identidade das nossas aldeias, a cozedura de pão com base num processo tradicional”.

No domingo acontece o “Leilão das Carnes que representa uma longa tradição nesta aldeia” cuja comunidade, “por esta altura, tem por hábito realizar um leilão” que resulta de “uma cedência de carnes e de fumeiro por parte da população residente, de forma altruísta”.

Segundo o autarca, está é “uma atividade com história, com identidade, que queremos ajudar a manter. O Leilão dá nome ao evento de domingo e acaba por ser um fator diferenciador daquilo que são outras feiras que promovem o fumeiro regional”.

Manda a tradição que, no domingo magro de Carnaval, ao início da tarde, os mordomos da Festa de Travassos realizem o tradicional Leilão das Carnes, sendo que o valor angariado deve reverter para a Capela de Santa Bárbara e para a realização das festas em honra da padroeira das culturas, que tem lugar em agosto. Este Leilão marca o início do Entrudo com abundância de carnes, fumeiros, petiscos e animação para, depois, começar o tempo de penitência.

O programa de domingo inclui, ainda, a venda de produtos tradicionais do concelho, espaços de degustação e uma oficina do pão. No que à animação diz respeito, “desde logo, o Leilão das Carnes, que irá decorrer durante a tarde, um grupo de bombos “Zés Pereiras”, o grupo “Kumpania Algazarra” que irá percorrer a aldeia” e uma exposição de animais “dedicada às famílias, promovendo um contacto direto com a ruralidade do nosso território. Iremos ter, também, um espaço criança, uma sessão de pilates e uma caminhada de nove quilómetros, durante o período da manhã”.


Poderá inscrever-se, gratuitamente, na caminhada até ao dia 17 de fevereiro, no Posto de Turismo da vila ou online.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.