Segundo uma fonte da PSP, pelos mesmos motivos que estiveram na decisão tomada para o casal, o colectivo de juízes aplicou a Fernando “Maneta”, de 45 anos, residente em Amarante, seis anos de prisão. Para os restantes “réus”, uma mulher e quatro homens, entre os 20 e 50 anos, todos moradores em Vila Real, foi-lhes aplicada a pena de dois anos de prisão, mas que fica suspensa por igual período. O casal e Fernando “Maneta” estavam já em prisão preventiva.
Os factos que levaram a este julgamento remontam a 13 de Janeiro de 2009, quando a Brigada de Investigação Criminal da PSP de Vila Real, após um processo de investigação que durou cerca de meio ano, deteve 5 elementos deste bando, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga. Na altura, a PSP apreendeu no total 18 gramas de heroína, 5 gramas de cocaína, uma viatura e vários recortes de plástico.
De referir que, um carro onde seguiam 5 suspeitos, ao tentarem fugir, ainda atropelaram um agente (o chefe Ferreira), na rotunda do Hospital de Lordelo, e só pararam depois de um disparo. Depois, foram presentes no Tribunal de Vila Real que decretou a prisão preventiva a dois dos elementos do grupo, um homem e uma mulher. Os outros ficaram sujeitos a apresentações periódicas na PSP.
Com a leitura da sentença, conclui-se um processo que envolvia este grupo que era considerado como o principal fornecedor de droga da cidade de Vila Real.