Sexta-feira, 7 de Novembro de 2025
No menu items!
Vila RealTurismo no Douro esteve em debate na UTAD

Turismo no Douro esteve em debate na UTAD

A Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu um seminário onde foram apresentados os resultados do Projeto Dourotur – Turismo e Inovação Tecnológica, intitulado “Pensar o Futuro do Turismo no Douro”. 

-PUB-

O evento contou com a participação dos investigadores e bolseiros envolvidos no projeto, iniciado em maio 2016, e teve como objetivo apresentar, sumariamente, os resultados do projeto, em cada uma das quatro linhas de investigação, à plateia composta por alunos, investigadores do CETRAD e convidados, entre eles muitos dos intervenientes regionais na atividade turística do setor público, privado e sociedade civil. 

As linhas do projeto, coordenado por Xerardo Pereiro, contemplam a oferta turística (linha 1), o relato e a imagem turística (linha 2), a procura e os efeitos do turismo no Douro (linha 3), e ainda, o marketing digital e novas tecnologias (linha 4). Foram múltiplas e complementares comunicações que traçaram o panorama geral da atividade no território e cujos resultados já publicados se encontram partilhados na página oficial do projeto: http://www.dourotur.utad.pt, assim como em várias publicações da Revista Pasos (http://www.pasosonline.org/es/). 

O evento sublinhou ainda que, apesar do projeto ficar formalmente encerrado com este seminário, os dados continuam a ser trabalhados, pelo que novos contributos serão partilhados e publicados nos próximos meses. Até então, são vários resultados disponíveis, de livros, artigos, teses, produtos artísticos-culturais audiovisuais, comunicações e uma patente europeia que destacamos.

A conferência de encerramento foi proferida pelo historiador Gaspar Martins Pereira, catedrático da Universidade do Porto, que falou sobre “Pensar o passado, o presente e o futuro do Douro”, concluindo-se os trabalhos com a apresentação da obra “Para uma História do Turismo no Douro”, coordenada por Olinda Santana.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS