Terça-feira, 15 de Junho de 2021

ULS Nordeste retoma visitas aos doentes internados

A partir do próximo dia 24 de dezembro, em consonância com as recomendações da Direção Geral da Saúde

-PUB-

Atendendo à atual crise pandémica e ao estrito cumprimento de normas de segurança, mas também ao bem-estar dos doentes, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste possibilita, a partir do próximo dia 24 de dezembro, em consonância com as recomendações da Direção Geral da Saúde, a realização condicionada de visitas aos doentes internados nas Unidades Hospitalares de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela.

Numa ótica de humanização dos cuidados de saúde e promovendo o bem-estar emocional dos doentes e das suas famílias, cada doente internado poderá receber diariamente uma visita, com a duração máxima de 30 minutos, no período das 14h às 18h.

O agendamento das visitas obedece obrigatoriamente a marcação prévia por telefone, com o secretário de piso do respetivo Serviço de Internamento.

Como forma de salvaguardar a segurança e prevenir a transmissão da infeção pelo novo coronavírus, o visitante realizará o rastreio dos sintomas da Covid-19 à entrada da Unidade Hospitalar, nomeadamente através da avaliação da temperatura e da aplicação de um breve questionário.

Será necessário higienizar as mãos antes e após a visita ao doente, assim como usar obrigatoriamente máscara cirúrgica enquanto se mantiver nas instalações da Unidade Hospitalar (inclusive no quarto/enfermaria do doente e salas de visitas).

Outras recomendações para a realização da visita são privilegiar o uso das escadas para o acesso às enfermarias/internamentos (em detrimento dos elevadores), limitar o número de objetos pessoais levados para o Hospital (de modo a reduzir o número de microrganismos levados para casa), não se sentar nem pousar quaisquer objetos nas camas dos doentes ou noutros espaços das enfermarias/salas, não utilizar as casas de banho dos doentes, não levar nada do exterior para o doente internado salvo com autorização expressa do médico, não contactar com outros doentes e ainda não passear pelos corredores ou passar tempo em áreas públicas (incluindo hall, áreas de espera, corredores e áreas de venda automática e/ou bar).

A Unidade Local de Saúde do Nordeste procura assim "proporcionar conforto aos doentes e aos seus familiares, conciliando o seu bem-estar com a contenção da transmissão da infeção pelo novo coronavírus".

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.