Sábado, 4 de Dezembro de 2021
Maria Lopes, 80 anos, é a única leiteira viva

Leiteiras de Outeiro Seco – Uma herança que a memória não deixa esquecer

Empresárias no seu tempo, as leiteiras de Outeiro Seco rumavam à cidade com os seus cântaros, ora nas burras, ora à cabeça, para vender leite ao quartilho, porta a porta, depois da devida fiscalização na antiga praça de Chaves. O negócio permitia-lhes pôr comida na mesa, enquanto ajudava a alimentar os bebés da altura.

-PUB-

Durante longas madrugadas de quase um século de história, cerca de 50 mulheres fizeram das tripas coração para manter um negócio que permitia alimentar as famílias da cidade. Consequentemente, as suas não ficavam sem pão nem sardinha, ainda que dividida por oito, mais vezes do que aquelas que gostavam de contar. Pela estrada fora, de Outeiro Seco a Chaves, as leiteiras, como eram conhecidas, acertavam o passo com o das suas fiéis burras, caso as “nevadas” não as fizesse “escachar” na estrada. Muitas vezes, iam de cântaro à cabeça, num equilíbrio que só elas conheciam e que os 25 litros de leite assim impunham.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.