Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Uma modesta reflexão sobre a justiça

Os sectores da justiça e do ensino foram sempre tidos como pedras basilares nos concelhos e comarcas do interior, e cujos grandes lemas, ao longo dos tempos, foram “ensinar o Povo “e “administrar a Justiça” como tarefas básicas dum Estado civilizado.

Vem isto a propósito, de reflectir sobre estes conceitos, quanto ao concelho de Valpaços, só pelo facto de melhor o conhecermos.

No plano da Justiça, abordava-se, há algum tempo atrás, uma reforma da justiça, de que constaria uma formulação dum novo mapa judicial, o que implicaria ficarem em Trás-os-Montes apenas 3 ou 4 grandes circunscrições, pelo que as competências actuais, detidas pelas várias comarcas concelhias, poderiam vir a ficar eventualmente restringidas, ou com nova configuração.

A comarca de Valpaços, com a introdução deste novo mapa judicial, poderia vir assim a ver provavelmente limitadas ou reformuladas as suas competências.

Ora, é nossa opinião, embora admitindo que o despovoamento gradual do interior possa eventualmente justificar uma redução de competências das

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

Um murro no estômago

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS