Terça-feira, 15 de Junho de 2021

UTAD celebra 33º aniversário com várias atividades

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) completa, no dia 22 de março, o seu 33º aniversário, cuja celebração terá início no dia anterior, com a apresentação do novo centro Fraunhofer em Portugal, na presença do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.

-PUB-

O novo centro, especialmente voltado para as áreas do vinho e da vinha, irá ser instalado no Regia-Douro Park, no âmbito de uma parceria com a UTAD, e representa um avanço na sua afirmação internacional.

 A sessão de apresentação, integrada nas Jornadas PERIN 2019 “+Ciência + Europa”, vai contar com a participação de especialistas em agricultura de precisão e empresários ligados ao setor do vinho. Ainda no dia 21, na Aula Magna, realizar-se-á o evento “Radical #6”, com a conferência “O radical é normal: reinventando os humanos” por Alfons Cornella, que apresentará também o seu livro “Educar humanos num mundo de máquinas inteligentes”.

No dia 22, da parte da manhã, estará na UTAD o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, com o objetivo de perspetivar o futuro quadro comunitário, participando em várias reuniões, uma com autarcas, outra com empresários e também outra com a academia. Ainda da parte da manhã, terá lugar uma “caminhada sustentável” no campus da UTAD, sob o lema “Uma eco-universidade para o futuro”.

À tarde, com início às 14h30, na Aula Magna, ocorrerá a sessão solene do aniversário, cuja oração de sapiência será proferida pelo comissário europeu Carlos Moedas. Nesta sessão, entre outros momentos, é de realçar a atribuição de prémios carreira a antigos alunos da UTAD (Alumni) que se vêm distinguindo nas suas áreas de atividade.

As comemorações completar-se-ão no dia 23 com a realização do ECO@UTAD 2019, um dia preenchido por diversas atividades, voltadas para a consagração da biodiversidade no campus da universidade e fora dele, sendo de destacar a plantação de três mil árvores no Parque Natural do Alvão.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.