Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

V Feira da Terra

Uma contínua valorização e promoção dos produtos tradicionais do concelho é o objectivo da quinta edição da Feira da Terra que decorre, de 2 a 5 de Agosto, em Mondim de Basto. Certame de características únicas, dada a forte componente rural e fiel ao seu “território”, este evento terá, este ano, como principal novidade, a […]

Uma contínua valorização e promoção dos produtos tradicionais do concelho é o objectivo da quinta edição da Feira da Terra que decorre, de 2 a 5 de Agosto, em Mondim de Basto.

Certame de características únicas, dada a forte componente rural e fiel ao seu “território”, este evento terá, este ano, como principal novidade, a realização do concurso pecuário “A cabra bravia” que vai decorrer, no recinto da feira, no dia 5. No cardápio festivo, o visitante tem muito por onde escolher. Colóquios temáticos (Raças Autóctones – Bovinos e Caprinos), música tradicional do concelho, grupos de bombos e zés pereiras e de cantares, ranchos, concertinas, cantares ao desafio e, nesta panóplia, lugar marcado, também, para a pesca desportiva e passeios BTT. Ao nível da gastronomia, destaque para as carnes de raças autóctones, vitela maronesa e o cabrito. Mas é a “Cabra no Pote” que será o prato mais procurado. Pedaços do caprino estufado ao vivo, em grandes potes de ferro de três pés, farão as delícias dos gastrónomos. Francisco Ribeiro, vereador da Câmara Municipal de Mondim de Basto, abordou a quinta edição da Feira da Terra: “É a concretização de um projecto que, neste momento, já está consolidado pelo público que nos visita. Nesta altura, o espaço já esta lotado, o número aguardado de visitantes ronda, sensivelmente, a casa dos vinte e cinco mil, durante os quatro dias. O espaço não permite uma maior afluência de público. Digamos que atingimos, em termos de visitantes, a capacidade máxima”.

Em relação a expositores, o número é para manter.

“A matriz que temos adoptado, desde o início do certame, é para manter. Ou seja, associada, apenas, aos produtos tradicionais do concelho de Mondim de Basto. E mantemo-nos fiéis a isso, até agora. Por tal, os expositores, em termos numéricos, estabilizaram nos cento e quinze e julgamos que é adequado, devido à limitação do espaço”.

Francisco Ribeiro considera que o recinto da feira “está agradável, para que os visitantes encontrem um espaço confortável”.

O vereador municipal referiu uma das apostas fortes da feira: “Temos os produtos tradicionais e a gastronomia. Estarão presentes oito restaurantes, todos do concelho de Mondim de Basto. Apesar de termos uma lista de espera, não conseguimos atender todos os pedidos. Os restantes expositores são todos de Mondim de Basto, à excepção de um ou outro da região de Basto, já que a sua presença enriquece o certame, noutros domínios e daí a aceitação” – acrescentou.

Como se trata de um certame só de produtos e actividades do concelho, “houve recusa a muitos expositores de outras zonas do país. E esta política da feira é para manter” – promessa de Francisco Ribeiro. E fundamentou: “Várias opiniões convergem, nesta nossa aposta. Queremos valorizar aquilo que é nosso. Não cairemos na tentação da vulgarização da feira e tentaremos captar mais visitantes, para concelho de Mondim de Basto, nos restantes períodos do ano”.

O certame terá a sua sessão solene de abertura às 18 horas de 2 de Agosto, no Auditório da Casa da Cultura.

 

Jmcardoso

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.