Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Varizes, peregrinações e a visita de Sua Santidade o Papa

As doenças venosas, como varizes, flebites ou úlceras venosas, afectam 50% das mulheres e 15% dos homens em Portugal. Actualmente, são cerca de 200 mil os portugueses que padecem de úlcera crónica activa. Estas doenças são transmitidas hereditariamente. Porém, existem factores que as podem agravar.

Alguns factores de risco, como o uso de medicamentos hormonais, sedentarismo, obesidade, tabaco, excesso de calor, alimentação inadequada, bem como a própria actividade profissional e postural, podem ser eliminados ou atenuados.

Por outro lado, estudos realizados pela Iberia Advanced Healthcare em milhares de casos, durante 10 anos, mostram que Trás-os-Montes e Alto Douro e o Minho apresentam um cenário particularmente gravoso, devido a trabalho rural pesado.

A visita do Papa a Portugal e o esperado aumento de peregrinações a pé a locais de culto pode levar ao agravamento do estado clínico de muitos dos crentes, sobretudo os mais velhos, onde a incidência do fenómeno é maior. Múltiplos casos, como flebites e trombo-flebites, aconteceram durante visitas de turismo

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

Mário Soares e a Igreja

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS