Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

Viaturas equipadas com pás limpa-neves e espalhadores

A partir desta semana, a protecção civil municipal conta com mais dois equipamentos de grande utilidade nesta época do ano. Fruto de uma candidatura ao Programa Operacional do Norte, o município foi contemplado com duas pás limpa-neve e dois espalhadores de sal que já foram acoplados a duas carrinhas pick-up todo-o-terreno. O valor destes equipamentos rondou os 30 mil euros.

-PUB-

Num cenário de nevões, as populações das aldeias mais serranas do concelho de Ribeira de Pena poderão ter acessos limpos com mais rapidez e eficácia. As duas carrinhas, agora equipadas com pás limpa-neve vão contribuir para uma maior eficácia dos meios de protecção civil municipal nas situações mais difíceis.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Germinal Rodrigues, salientou a utilidade dos equipamentos numa componente de serviço público. “A autarquia precisava deste tipo de equipamento para complementar o que já temos e assim aumenta a resposta em número e qualidade da nossa protecção civil. No concelho e mesmo na região há dois pontos difíceis de acesso quando neva e há gelo, como é o caso da serra do Barroso (freguesia de Canedo), e Alvadia, na serra do Alvão. Com estas duas pás frontais montadas nas pick–ups, penso que vamos resolver o problema de isolamento de algumas aldeias quando ocorrem nevões”.

O valor da candidatura rondou os 30.000 euros e teve ajuda comunitária. As pás têm uma capacidade de trabalho de 2 metros, enquanto os espalhadores lançam sal num raio de 4 metros e ainda têm a capacidade de soltar alguma compactação do sal que possa surgir momentaneamente.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS