Num cenário de nevões, as populações das aldeias mais serranas do concelho de Ribeira de Pena poderão ter acessos limpos com mais rapidez e eficácia. As duas carrinhas, agora equipadas com pás limpa-neve vão contribuir para uma maior eficácia dos meios de protecção civil municipal nas situações mais difíceis.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Germinal Rodrigues, salientou a utilidade dos equipamentos numa componente de serviço público. “A autarquia precisava deste tipo de equipamento para complementar o que já temos e assim aumenta a resposta em número e qualidade da nossa protecção civil. No concelho e mesmo na região há dois pontos difíceis de acesso quando neva e há gelo, como é o caso da serra do Barroso (freguesia de Canedo), e Alvadia, na serra do Alvão. Com estas duas pás frontais montadas nas pick–ups, penso que vamos resolver o problema de isolamento de algumas aldeias quando ocorrem nevões”.
O valor da candidatura rondou os 30.000 euros e teve ajuda comunitária. As pás têm uma capacidade de trabalho de 2 metros, enquanto os espalhadores lançam sal num raio de 4 metros e ainda têm a capacidade de soltar alguma compactação do sal que possa surgir momentaneamente.