Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
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Vila Real inaugurou ontem o seu primeiro posto de abastecimento de carros eléctricos

Até 2011 a cidade de Vila Real vai contar com uma rede de 12 postos de abastecimento de carros eléctricos. Um projecto que deu o primeiro passo ontem, com a inauguração do primeiro equipamento. A autarquia está empenhada em promover uma “mobilidade mais inteligente” e, por isso, para além de estar incluída na rede nacional de abastecimento, vai arrancar agora com um programa que prevê, entre outras iniciativas, a criação do “Pedibus”, o desenvolvimento do “Carpooling” e a instalação de GPS nos autocarros da rede de transportes pública.

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Tanto quanto o Nosso Jornal conseguiu apurar, ainda não existem carros eléctricos a circular pela cidade de Vila Real, no entanto, no âmbito do programa nacional MOBI.E, e à semelhança de vários outros concelhos, a autarquia da capital de distrito aproveitou o Dia Europeu Sem Carros, assinalado ontem, para inaugurar o seu primeiro posto de abastecimento de carros eléctricos.

Localizado na Avenida Carvalho Araújo, em pleno coração da cidade vila-realense, o novo posto de abastecimento é apenas o primeiro de uma rede de 12 que será instalada em Vila Real até ao final de 2011. “Vão ser distribuídos por toda a cidade, em zonas onde existam áreas de estacionamento”, explicou Miguel Esteves, vereador da Câmara Municipal de Vila Real responsável pelo pelouro do ambiente.

Segundo o vereador, dos 12 pontos de abastecimento, 11 serão “lentos”, ou seja, exigirão ao proprietário da viatura eléctrica entre 3 e 5 horas de abastecimento, e um será rápido.

Com custo zero para a autarquia, a rede de postos de abastecimento será gerida pelo consórcio constituído pela EDP, Galp Energia e pela Iberdrola, os três grandes fornecedores de electricidade em Portugal, pelos proprietários dos postos e pela SIBS, a sociedade que gere a rede Multibanco.

Criado no âmbito da Estratégia Nacional para a Energia, o programa MOBI.E tem planificada a instalação de 1300 postos de abastecimento eléctrico, espalhados por 25 cidades e que deverão entrar em pleno funcionamento no próximo ano, durante o qual “se prevê a introdução em Portugal dos veículos automóveis movidos a energia eléctrica”.

“As ideias fortes que assistem ao Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, assentam na adopção de novos modelos para a mobilidade, ambientalmente mais sustentáveis, capazes de explorar a relação com a rede eléctrica nacional e a integração com as principais cidades e localidades portuguesas”, explica fonte do Governo, revelando que um dos estandartes do documento é exactamente a “massificação do veículo eléctrico, que apenas será possível quando estiver garantida e em funcionamento uma infra-estrutura adequada para suprir as necessidades de alimentação e carregamento destes veículos”.

Entre outras actividades desenvolvidas, como a distribuição de panfletos de sensibilização para uma “Mobilidade mais inteligente”, a entrega de prémios de vários concursos, a Câmara Municipal vila-realense aproveitou a edição deste ano do Dia Europeu sem Carros para apresentar publicamente o “EcoMobiReal”, um programa desenvolvido pela autarquia que prevê vários projectos inovadores na área da mobilidade.

Orçado em cerca de um milhão de euros, o projecto incluiu um conjunto de medidas vão permitir aos cidadãos deslocar-se melhor na cidade e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono o que, consequente, se reflecte a nível ambiental. Uma das acções previstas no projecto é a criação de uma “via verde” que vai permitir aos peões deslocar-se com segurança pelas zonas principais da cidade, explicou Adriano Sousa, responsável pelo Gabinete da Mobilidade da autarquia.

O mesmo responsável avançou ainda vários outros projectos, como por exemplo o “Carpooling” ou a partilha de veículos próprios, um sistema que está já a ser implementado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O “Pedibus” é outro dos conceitos que a autarquia quer implementar e que consiste, nem mais nem menos, numa ‘linha de autocarro pedonal’ que ligará vários pontos da cidade às escolas. Um grupo de pais ou voluntários desloca-se a pé a determinadas horas, estabelecidas previamente, e pelo percurso, também ele delimitado, vai recolhendo as crianças que se vão encontrando junto das ‘paragens’, um projecto que o município de Lisboa já tentou pôr em prática.

Outra das muitas vertentes do EcoMobiReal, programa que merece o apoio financeiro da União Europeia, através do Programa Operacional de Valorização do Território, passa pelo reforço da confiança dos cidadãos nos transportes públicos através da fiabilidade dos horários e redução de tempos de espera. “Serão instalados GPS nos autocarros e pequenos visores nas paragens que vão indicar onde o veículo de encontra e quanto tempo demora”, explicou Adriano Sousa, deixando desde logo a certeza que, no que diz respeito à mobilidade sustentada em Vila Real, a rede de Transportes Pública foi uma posta ganha, tendo em conta que tem merecido uma crescente adesão da população.

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