Domingo, 8 de Dezembro de 2024
No menu items!

Vila Real representada por mais de 70 atletas nos jogos do Eixo Atlântico

Mais de sete dezenas de jovens atletas de cinco modalidades estão na Corunha, até a amanhã, para defender as cores de Vila Real na VIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico, um evento desportivo que conta com mais de dois mil participantes.

-PUB-

“Durante uma semana estes jovens serão os grandes embaixadores de Vila Real”, sublinhou Domingos Madeira Pinto dirigindo-se aos atletas que, desde o dia cinco, estão na Corunha para participar jogos que os colocarão frente a frente com as restantes 33 cidades que compõe o Eixo Atlântico.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, também responsável pelo pelouro do desporto, preside, em representação da autarquia, à Comissão Delegada do Desporto da Euro-região Norte de Portugal/Galiza, e considera que “a fasquia dos jogos está agora muita alta a nível desportivo”, mas o grande objectivo é também sensibilizar, através do intercâmbio, os mais jovens para a realidade do Eixo Atlântico.

A responsabilidade da presidência da Comissão Delegada “representa o reconhecimento por um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido” pelo município, sublinhou Domingos Madeira Pinto, frisando o “esforço humano e material que Vila Real tem feito na interligação e intercâmbio entre as cidades ao nível desportivo.

Apesar de se considerar que os jogos do Eixo Atlântico, realizados de dois em dois anos, são o expoente máximo no que diz respeito à área do desporto, o edil sublinhou que ainda este ano a rede de 34 cidades vai contar com mais duas ou três actividades, entre as quais um fórum que vai permitir trocar experiências e discutir a acção desportiva ao nível da “euro-região”.

Relativamente à possibilidade dos jogos virem a realizar-se na capital vila-realense, Madeira Pinto, explicou que o evento, que começou com a participação de apenas nove cidades portuguesas e nove espanholas, tem agora uma dimensão difícil de adequar à grande maioria dos municípios que compõe o Eixo e que, no futuro, a sua organização terá que ser repensada. “É possível que venhamos a organizar uma edição dos jogos seguindo no entanto uma nova filosofia”, adiantou o vice-presidente, apostando numa organização conjunta entre várias cidades, como por exemplo “Lamego, Vila Real e Peso da Régua”, ou então optando por promover fases zonais em cada modalidade e uma grande fase final que reúna “os melhores”.

Para além do futebol, basquetebol, natação e atletismo, este ano a comitiva vila-realense conta também com uma equipa de andebol, sendo de realçar que as expectativas são altas para os atletas da capital de distrito tendo em conta que na última edição dos jogos, realizada em Vila Nova de Gaia, em 2007, foram vários os prémios arrecadados pelos jovens atletas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS