Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
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Vila Real tem o primeiro aeródromo do continente com tecnologia GNSS

Apesar do novo sistema já estar a funcionar com sucesso há algum tempo na carreira aérea que faz Bragança-Vila Real-Lisboa, só agora foi oficializado e publicado, a nível internacional, a sua certificação. O aeródromo municipal torna-se assim pioneiro no país no que diz respeito à nova tecnologia de rádio-ajuda.

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A Organização da Aviação Civil Internacional aprovou, no final do mês passado, as cartas de aproximação com base na tecnologia Global Navigation Satellite System (GNSS) do Aeródromo de Vila Real, que se torna assim o primeiro do continente com este sistema de radio-ajuda.

“Finalmente pode dizer-se que estão aprovadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, pela NAV Portugal e pela Organização da Aviação Civil Internacional, e publicadas internacionalmente” as cartas de aproximação por instrumentos que “aumentam substancialmente a segurança das aeronaves” que sobrevoam o aeródromo, explicou Henrique Baptista, director da infra-estrutura vila-realense.

Segundo o mesmo responsável, “Vila Real é a primeira infra-estrutura aeronáutica do continente a ver publicadas as cartas tendo por base a tecnologia GNSS”.

De recordar que, “este sistema de rádio-ajuda (que se baseia na tecnologia GPS) não acarreta qualquer tipo de manutenção, já que fisicamente não existe qualquer equipamento. Os procedimentos estão desenhados tendo em consideração o VOR (VHF Omnidirectional Range Navigation System) existente em Viseu, em conjunto com informação satélite”.

Apesar da oficialização internacional só chegar agora, a tecnologia já estava a ser utilizada pela carreira área que faz a ligação a Lisboa e a Bragança.

O aeródromo destaca-se ainda, a nível nacional, por estar entre os quatro certificados para a utilização do Serviço de Informação Aeronáutica (AFIS) que, a funcionar 24 horas por dia, dá informações a todos os pilotos que passam pelos céus da região, inclusivamente ao helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica, estacionado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, como a intensidade do vento, a pressão atmosférica, entre outras.

Este ano já foram mais de 3000 as aeronaves que passaram pelo aeródromo de Vila Real, uma infra-estrutura que tem vindo a apostar cada vez mais na segurança e que, no próximo ano, poderá ver o seu projecto de requalificação e ampliação iniciado.

Em declarações recentes ao Nosso Jornal, Henrique Baptista revelou que já está concluído e em apreciação na Câmara Municipal, o projecto de requalificação da torre e da zona envolvente do aeródromo de Vila Real, uma intervenção que, orçada em 200 mil euros, deverá ser incluída no orçamento municipal já em 2010.

O projecto “vai transformar completamente” o actual edifício dando melhores condições para profissionais e passageiros, sublinhou o mesmo responsável, referindo pormenores como a criação, no primeiro andar, junto ao terraço, de um espaço multiusos que poderá servir para a realização de reuniões e recepções. Ainda no que diz respeito ao conforto para os passageiros, o renovado edifício permitirá a criação de um novo “circuito de passageiros” que garantirá a separação “de quem chega e de quem parte”, incluindo, na mesma área, dois gabinetes de fiscalização, um para a Guarda Nacional Republicana e outro para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e ainda “um pórtico de segurança”.

Na redistribuição do espaço está ainda pensada a atribuição de gabinetes para receber a equipas dos Grupos de Intervenção Permanente e Socorro (GIPS) da GNR e uma delegação da Empresa de Meios Aéreos, entidade responsável pela gestão integrada do dispositivo permanente de meios aéreos para as missões públicas atribuídas ao Ministério da Administração Interna, como por exemplo o combate a incêndios.

 

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