Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Vila Real vai ter dois novos parques de estacionamento gratuitos

A Câmara de Vila Real anunciou hoje o lançamento de concursos públicos para a criação de dois parques de estacionamento gratuito, com um total de 251 lugares e um investimento que ronda os 303 mil euros.

-PUB-

Os projetos, segundo a autarquia, visam retirar “trânsito à cidade” e promover “modos suaves de circulação”.

O município aprovou em reunião de câmara a abertura de procedimentos para a criação de dois novos parques de estacionamento junto à biblioteca municipal e outro na rua doutor Manuel Cardona.

No terreno localizado na zona da biblioteca serão criados 195 lugares de estacionamento gratuito, uma empreitada que tem um prazo global de execução de até 90 dias, contados a partir da data da consignação da obra, e um valor base estimado de 253 mil euros.

Esta zona é, segundo a autarquia, “um dos pontos de entrada e saída na cidade”, pelo que, com este parqueamento de pretende favorecer “os modos suaves de transporte, a redução do número de viaturas a entrar no centro e, consequentemente, a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2)”.

O outro parque de estacionamento será criado num terreno pertencente à residência de estudantes, na rua Dr. Manuel Cardona que, por via da delegação de competências da educação, passou para o domínio municipal.

“Trata-se de um espaço onde em tempos funcionou um polidesportivo e que atualmente se encontra ao abandono, pelo que a sua adaptação para este fim representa uma mais-valia para aquela zona da cidade onde se concentram vários equipamentos públicos, o que obriga a um fluxo constante e de grande volume de utentes”, referiu o município em comunicado.

O projeto visa a requalificação do espaço criando um parque de estacionamento com 56 lugares e tem um preço base de 50 mil euros.

O executivo municipal aprovou também a abertura de procedimento para a criação de bolsas de estacionamento no bairro de Santa Maria, com um preço base de 87 mil euros.

Esta intervenção vai servir os residentes do bairro e visa dar resposta a uma reivindicação antiga e colmatar as dificuldades de aparcamento naquela zona, de ruas estreitas e de declive acentuado.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.