Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

Vila Real volta a ser a capital internacional da modalidade

O Campeonato de Europa da escala 1/5 pista em radiomodelismo vai ser disputado pela primeira vez em Portugal e na pista do Monte da Forca em Vila Real. Estarão presentes cerca de uma centena de pilotos representando 16 países e aguarda--se a presença de centenas de pessoas. A prova, organizada pela Associação de Modelismo de Vila Real, AMVR, começa no dia 14 de julho, às 9h00, e prolonga-se até dia 20.

-PUB-

É o regresso de mais uma importante e prestigiada prova do radiomodelismo europeu a Vila Real, com a chancela da European Federation of Radio Operated Model Automobiles, EFRA. Durante uma semana, a pista do Monte da Forca vai prender as atenções dos aficionados desta modalidade, que terão uma ótima oportunidade para ver os melhores pilotos nacionais e internacionais desta escala competitiva. A competição será também um excelente cartaz promocional da cidade e da região, dada a presença de cidadãos estrangeiros.

O Nosso Jornal abordou este acontecimento desportivo com o presidente da AMVR, Luís Cabral, e José Félix, elemento da organização ligado à associação vila-realense. O dirigente máximo realçou o número de pilotos “ter ultrapassado as expectativas”. “Pelo calendário da EFPRA, excetuando a escala TT, esta prova é a que tem maior número de participantes a nível europeu”.

Segundo Luís Cabral, a cidade vai ganhar mais animação e bulício uns dias antes do início da competição. “As pessoas começam a vir já no sábado, sendo que algumas unidades hoteleiras da cidade e da região poderão esgotar-se nessa data”.

Para esta prova internacional, são necessárias algumas intervenções. “Neste momento estão a decorrer trabalhos de adaptação da pista à competição por parte da autarquia, que é a dona do espaço. Estas obras são uma sequência e pretendem proporcionar uma melhor resposta aos vários eventos desportivos, pois é bom não esquecer que Vila Real tem uma das melhores pistas de radiomodelismo da Europa. Este ano é necessário colocar uma vedação única para separar a parte dos mecânicos dos concorrentes e uma nova casa de verificação técnica. O que nos parece mais premente é a casa das verificações. Para a competição está agendada a colocação de rails de menor dimensão, mas aqui teremos a parceria com a Estradas de Portugal para nos ceder essas protecções, que serão depois colocadas pelos trabalhadores da autarquia, que pretendemos que assegure também as tarefas de manutenção”.

Nesta prova europeia, vão competir pilotos vindos da Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Irlanda, Itália, Mónaco, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça. O tempo de cada manga ronda os 10 minutos, as sub-finais 20 e a final 30 minutos, os carros atingem cerca de 100 km/hora, e têm a combustão a gasolina com motores de dois tempos.

A AMVR terá três pilotos apoiados por equipas de fábrica. Estarão envolvidas nesta organização cerca de 20 pessoas. Será a AMVR a organizar esta prova conjuntamente com a Federação Portuguesa de Radio Modelismo Automóvel, FEPRA, e a EFRA. A Câmara Municipal dará um apoio pontual.

 

Expectativa quanto a um maior apoio da Câmara Municipal

Luís Cabral, presidente da AMVR, está confiante de que o futuro poderá trazer uma colaboração mais estreita com a autarquia. “Nós esperamos muito mais deste novo executivo. Pelas reuniões que já tivemos, ficamos com boas expectativas e esperamos que as intenções passem à concretização. Vamos aguardar e julgo que agora a Câmara irá valorizar o nosso trabalho e os responsáveis já mostraram interesse ajudar-nos. Há uma calendarização de trabalhos a que nos propusemos que terá de ser feito”.

José Félix também focalizou outros apoios à AMVR na realização de provas. “As unidades hoteleiras da cidade têm sido sensíveis em apoiar. Temos uma parceria com o Hotel Miracorgo numa ajuda de custos com a organização. A estratégia do alojamento passou por se fazer as reservas atempadamente e há muitos pilotos que já o fizeram”.

“A Turismo Norte e Portugal ainda não nos ajudou, temos mantido contactos até porque estamos a contribuir para uma divulgação da região, e as entidades oficiais devem aproveitar esta boa oportunidade para aproveitar esta iniciativa, porque nós não temos meios para grandes ações de promoção”.

De referir ainda que, a pista do Monte da Forca recebe, antes do Europeu, a 7 e 8 de junho, uma prova a contar do Campeonato Nacional de Radiomodelismo da escala 1/5, sendo a quarta prova do Campeonato, onde estarão presentes cerca de 15 pilotos, entre os quais os três pilotos da AMVR, que não têm classificações famosas. Nesta modalidade de radiomodelismo existem dois grupos principais: On road e Off road. Os modelos On road são para pistas asfaltadas e são muito semelhantes a carros de Stock Car, já os Off road são para terra ou terrenos acidentados. Para cada grupo existem categorias que determinam seu tamanho. As mais comuns são 1/5, 1/8 e 1/10. Estes números representam escalas comparando-se com carros verdadeiros, ou seja, um automodelo 1/10 tem um décimo do tamanho de um carro real. A prova está renhida entre dois pilotos e a prova pode ser decisiva ou clarificar a prova. Entretanto, a AMVR pretende apresentar a sua candidatura a uma prova do Campeonato de Mundo.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.