Voluntários ou Profissionais?

Este texto é uma pequena síntese da resposta a uma questão formulada na minha intervenção realizada na Faculdade de Economia do Porto, no passado dia 13 de Abril, na conferência “Missão Cidadania 2011”. Queremos uma sociedade de voluntários ou uma sociedade de profissionais?

Historicamente, existe a percepção de que começámos todos por ser voluntários. A organização social do trabalho tornou-se uma necessidade nos grupos com acções mais complexas e diversificadas e, á medida que os mercados amadureciam, assim se salientou a tendência de profissionalização nas mais diversas actividades. Desde o Ensino à Saúde, desde o Sacerdócio até ao Desporto, desde a Arte à Política, a História das Civilizações mostra que os primeiros agentes eram voluntários; hoje, maioritariamente, são profissionais.

O exemplo do Desporto é um dos mais ilustrativos nesta matéria. Há cem anos, a maioria dos desportistas era de natureza voluntária; actualmente, o voluntariado/amadorismo continua nas divisões menos competitivas, apesar de, nas divisões mais competitivas, independentemente da modalidade, a

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

-PUB-

Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas