São cerca de 40 os vila-realenses que já se inscreveram na bolsa de voluntários na Câmara Municipal de Vila Real e que, no próximo dia oito, vão poder participar na “Roga dos Rios”, a primeira de muitas actividades da Rede de Voluntariado Ambiental, do Plano Municipal de Preservação da Biodiversidade.
Os voluntários que já estejam inscritos na rede deverão confirmar, através do mail biodiversidade@cm-vilareal.pt, a sua participação na actividade, que decorrerá das 8h30 às 12h30 e terá como objectivo a limpeza de uma parte do rio Olo localizada em pleno Parque Natural do Alvão (PNAlvão).
“Pedimos às pessoas que se inscrevam até ao dia seis para que seja possível garantir o transporte, o seguro e um pequeno lanche”, apelou Miguel Esteves, vereador da Câmara Municipal de Vila Real responsável pelo pelouro do ambiente.
O mesmo responsável explicou que os resíduos recolhidos serão primeiro reunidos em dois locais próximos ao rio “para chamar a atenção” das pessoas sobre a “quantidade de lixo que vai parar às linhas de água”, sendo depois direccionado para reciclagem ou aterro.
Se antes não havia desculpa, hoje, com uma maior sensibilização e um serviço de recolha de resíduos que garante uma cobertura de 100 por cento do concelho, é inaceitável que o lixo ainda vá parar aos rios, lamentou Miguel Esteves.
A Rede de Voluntariado e a “Roga dos Rios” foram idealizados no âmbito do Plano de Preservação da Biodiversidade de Vila Real que inclui dos programas, o “SeivaCorgo” e “Proteger é Conhecer” e que, com um orçamento de cerca de dois milhões de euros apoiados por fundos comunitários, pretende “contribuir para travar a perda da biodiversidade no território do concelho, promovendo ao mesmo tempo o seu valor intrínseco, sobretudo a sua mais-valia patrimonial”.
A decorrer até o Outono do próximo ano, o “Proteger é Conhecer” desenvolve-se na área do Parque Natural do Alvão e tem em curso várias iniciativas que vão desde tertúlias temáticas sobre espécies protegidas do concelho até à investigação e monitorização das espécies e habitats das áreas classificadas, “passando pela implementação de medidas efectivas de gestão da preservação, até à promoção da biodiversidade e dinamização da comunicação com a sociedade vila-realense”.
Já no que diz respeito ao “SeivaCorgo”, Miguel Esteves explicou que está a decorrer o concurso público para adjudicar a acção de limpeza do rio Corgo, uma das iniciativas previstas no projecto e à qual se seguirá a intervenção ao nível da consolidação das margens e a reparação de açudes.
No âmbito do mesmo projecto, a autarquia tem desenvolvido, em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes, a monitorização e recuperação das espécies aquáticas. Apesar de não revelar pormenores sobre os estudos que estão a ser realizados, e cujas conclusões serão apresentadas publicamente “em breve”, o vereador deixou a garantia de que já há sinais que comprovam que os rios Corgo e Cabril “estão a renascer”.
De sublinhar que, aos voluntários que estejam interessados em participar na acção de limpeza do próximo dia oito é pedido apenas que optem por vestuário e calçado adequado à tarefa, ficando a cargo da autarquia o transporte e os seguros.


