Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026
No menu items!
InícioBragançaAutarquia assume 50% dos custos do Careto AirShow

Autarquia assume 50% dos custos do Careto AirShow

A Câmara Municipal de Bragança vai arcar com 50% dos custos da organização da edição deste ano do Careto AirShow.

-PUB-

O anúncio foi feito pela presidente da autarquia à margem do jantar anual do Aero Clube de Bragança (ACB).

Isabel Ferreira realçou “o papel do ACB na solidariedade e na vertente do turismo”, destacando os voos solidários promovidos pelo Aero Clube, que permitem à comunidade e aos visitantes “realizar experiências de voo a custos controlados” e cujas receitas revertem para causas sociais.

Em 2025, a entidade beneficiária foi a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT), que continuará a ser apoiada em 2026, tendo em conta que, segundo Nuno Fernandes, presidente do ACB, as condições meteorológicas adversas registadas no último verão “limitaram a realização de voos solidários”, levando a uma redução do montante angariado.

No jantar esteve presente uma representante da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que voltou a apresentar o projeto “As Tuas Asas Começam Aqui”, do qual o ACB é parceiro. A iniciativa tem como objetivo promover a aviação como opção profissional junto da comunidade educativa e do público em geral e, por isso, o ACB vai fazer visitas às escolas do concelho com um simulador de voo.

O Careto AirShow nasceu em 2016 como um encontro de apaixonados pela aeronáutica. Atualmente é uma festa que “vai muito além dos espetáculos acrobáticos”, que atraem milhares de visitantes, tanto portugueses como espanhóis. Este é um dos maiores festivais aeronáuticos da Península Ibérica, que envolve mais de 100 aeronaves e gera um impacto económico estimado de 1,3 milhões de euros na região.

Durante o jantar, Isabel Ferreira revelou que o Aero Clube será distinguido com o Prémio de Mérito, no Dia da Cidade, como forma de reconhecer “o trabalho desenvolvido ao longo dos anos”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS