A 9 de Novembro de 1947, por iniciativa de D. António Valente da Fonseca, então Bispo da Diocese de Vila Real, e do Padre Henrique Maria dos Santos, seu primeiro diretor, surgiu nas bancas A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES, num formato de quatro páginas, que se tornaria semanário em janeiro do ano seguinte. Com o passar dos anos, A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES foi crescendo. Durante 75 anos, foi distribuído nas manhãs de quinta-feira, em particular nos distritos de Vila Real e Bragança e um pouco por todo o País e pelas comunidades portuguesas dispersas pelo mundo.
Em Dezembro de 2014 o jornal A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES passa a ser editado pela empresa Letras Dinâmicas, Lda., de forma a evitar que toda uma comunidade ficasse privada de um meio de comunicação fundamental para a vida desta região, naquele que foi um marco na vida do titulo, pois sofreu várias mudanças a nível estrutural, com novos conteúdos, novo design e um projeto jornalístico mais arrojado. A administração, com plena consciência das dificuldades da manutenção de um produto jornalístico de qualidade e sustentável, em tempos de grandes mudanças na comunicação social, mas com muito ânimo e muita crença nas potencialidades do projeto que foi dado a conhecer em dezembro de 2014 , num verdadeiro espírito de missão.
Em 2017, comemorou os 70 anos organizando uma Grande Conferência com dois debates, “O futuro da Imprensa” e Os desafios da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro”, para além de outras iniciativas que marcaram a data.
O ano de 2020 é um ano de grandes mudanças, com abertura de uma Delegação em Chaves, com a aposta em duas edições múltiplas (Alto Tâmega e Regional), introdução de um novo grafismo no jornal e a aposta da área do vídeo, com investimento em equipamentos e na criação de um estúdio.
Em 2021 publicamos um novo website, mais moderno e atrativo. No mesmo ano lançamos uma aplicação que visa aprofundar a aposta no digital e aproximar os leitores da informação, que em permanência, vamos publicando.
A partir de 09 de novembro de 2022, data em que comemorou o seu 75.º aniversário, passou a ir para as bancas e a chegar a casa dos assinantes, à quarta-feira. No âmbito das comemorações de aniversário, organizou uma conferência subordinada ao tema “A Imprensa Regional e os desafios do futuro”.
Já em 2023, foi adicionada uma nova funcionalidade ao website, o ReadSpeaker, uma ferramenta de voz, que permite aos visitantes que, por algum motivo, não conseguem ler vão poder ouvir as notícias. Foi, ainda, lançada uma nova aplicação “Alerta Trás-os-Montes” que foi desenvolvida para dinamizar a divulgação dos acontecimentos mais importantes no território de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretende-se criar uma rede que permita uma maior difusão, e mais efetiva, das ocorrências mais relevantes da região, nomeadamente acidentes, operações stop e incêndios são alguns tipos de acontecimentos que podem ser registadas na Alerta Trás-os-Montes.
Foi distinguido com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional-2023, na 39ª edição dos Prémios GAZETA, atribuído pelo Clube de Jornalistas.
Em novembro de 2024, o Jornal muda as instalações para o centro da cidade (junto à Segurança Social), estando mais próximo das instituições e das pessoas que circulam nas áreas mais movimentadas de Vila Real. Um espaço mais moderno e adequado às necessidades atuais e tecnologicamente mais avançado, em particular na área do vídeo.