Este semanário regional foi fundado em 09 de novembro de 1947, na cidade de Vila Real. Pautou o seu caminho pelo rigor da informação e é hoje uma referência no jornalismo regional de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Com uma equipa de 10 elementos, o jornal A Voz de Trás-os-Montes continua a ser uma referência em toda a região transmontana, que agora vai para as bancas todas as quartas-feiras, e promete continuar a levar até aos leitores informação com rigor e qualidade.
Para o diretor do jornal, João Vilela, esta “é uma distinção que muito nos honra e orgulha, e que destaca o trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos. É um sinal de ânimo nos tempos difíceis que o jornalismo atravessa, em particular o Regional”, lembrando que, no Continente e Ilhas, “há títulos, locais e regionais, de excelente qualidade, que são uma prova de resistência, serviço público e de defesa da democracia”.
O Júri dos Prémios Gazeta 2023, os mais prestigiados do Jornalismo português, iniciativa promovida pelo Clube de Jornalistas com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, deliberou sobre a atribuição do Gazeta de Mérito, de um Gazeta Especial, a título excecional, e dos galardões das diversas categorias, na sequência da apreciação de um conjunto de trabalhos concorrentes de grande qualidade.
Entre outros, o Clube de Jornalistas atribuiu o prémio Gazeta de Mérito a Maria Antónia Palla, que foi a primeira mulher vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, em 1979, e tem obra publicada e recebeu vários prémios. O prémio Gazeta Especial foi para Mário Dujisin, natural do Chile, que faleceu em julho passado em Portugal, onde estava radicado há vários anos.
Miriam Alves (SIC) foi premiada com a Gazeta de Televisão, com a reportagem “Vírus que tratam”, sobre o recurso a predadores naturais das bactérias. Gazeta de Imprensa foi atribuído a Marta Vidal (Expresso), pela reportagem “A liberdade, lá em cima: os pássaros de Gaza”.
O prémio Gazeta de Rádio foi para Filipe Santa-Bárbara (TSF), pela história de “Violeta”. Já o Gazeta de Multimédia foi para Rui Pedro Antunes e João Porfírio (Observador), autores de “Wagner. dentro da máquina de guerra de Putin”. A jornalista freelance Inês Loureiro Pinto (RTP) venceu o prémio Gazeta Revelação, ao assinar a peça “Natureza vs. luxo imobiliário”, reportagem emitida na RTP2.
Os prémios serão entregues em data a anunciar, em Lisboa, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.