Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026
No menu items!
Alto TâmegaChaves ativa Plano Municipal de Emergência

Chaves ativa Plano Municipal de Emergência

Na sequência da declaração da situação de contingência determinada pelo Governo, o município de Chaves ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), face à gravidade do cenário meteorológico previsto para os próximos dias.

-PUB-

O município de Chaves ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), face à gravidade do estado do tempo previsto para os próximos dias.

A situação de contingência, está em vigor desde as 00h00 de 5 de fevereiro e prolonga-se até as 23h59 de 15 de fevereiro.

Devido às previsões do estado do tempo para os próximos dias, a autarquia convocou uma reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil de Chaves, com o objetivo de garantir “uma resposta coordenada, integrada e eficaz por parte de todos os agentes de proteção civil e entidades com dever especial de cooperação”.

Encontram-se mobilizados o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Corpos de Bombeiros, as Forças de Segurança, os Serviços Municipais e demais entidades competentes, em estreita articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, reforçando “a prontidão operacional, a mobilização de meios e a articulação institucional”.

Em comunicado, o município revela que vai continuar a acompanhar “a evolução das condições meteorológicas e hidrológicas, podendo adotar medidas adicionais que se revelem necessárias”. O plano será desativado logo que deixem de se verificar os pressupostos que determinaram a sua ativação.

O município apela ainda à população para que “acompanhe atentamente as informações divulgadas através dos canais oficiais, cumpra as orientações das autoridades e adote os comportamentos de autoproteção recomendados, em especial nas zonas mais suscetíveis a cheias e inundações”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS