Positivo - O Hospital de Vila Real
Atribui-se à sabedoria popular o ditado: “Santos da casa não fazem milagres”. Pois no caso que vou abordar hoje, este ditado não tem aplicação. Faz todo o sentido dar conta neste jornal, que se dirige preferencialmente aos vila-realenses e aos transmontanos, das coisas boas que há nesta região. Compreende-se que esta nossa região viva ancorada ao Douro e à sua beleza, à sua riqueza vinícola, às suas virtualidades turísticas e ao enorme potencial e margem de progressão, que nesta matéria, se advinha existir. Também a sua Universidade, a UTAD, tem constituído um pólo de desenvolvimento inestimável que com certeza se continuará a afirmar no futuro. Haverá outras instituições, individualidades e realizações de grande valor a merecerem que o seu trabalho seja divulgado para que os seus méritos sejam devidamente conhecidos e apreciados. Se não falo neles, é porque não conheço suficientemente bem essas realidades e, por isso, me faltam elementos.
Há, contudo, uma matéria que conheço bem, até porque se relaciona com a minha actividade profissional. Refiro-me ao Serviço de Nefrologia do Hospital de Vila Real (Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro), dirigido pela Drª. Teresa Morgado. Este Serviço e a sua Directora têm-se distinguido porque, para além das valências habituais nesta especialidade, nefrologia clínica e diálise, criaram e desenvolveram, já há alguns anos, uma consulta de transplantação renal que muito tem contribuído para o prestígio do Serviço e do Hospital e que tem prestado um trabalho assistencial notável aos doentes desta região, transplantados no Porto, em Coimbra e em Lisboa. De resto, foi o primeiro hospital do continente, fora dos três centros principais,
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.