Com o objectivo de chamar a atenção para a doença e a necessidade de tratá–la e prevení-la, a Farmácia Loureiro e a Câmara Municipal do Peso da Régua promovem, no dia 17, Domingo, com apoio do Centro de Saúde, a 1.ª Caminhada Contra a Obesidade.
A obesidade é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a “epidemia do século XXI”. Mais de um 1 bilião de adultos, em todo o Mundo, têm excesso de peso e metade sofre de obesidade. Portugal não foge à regra: estima-se que 40% da população adulta e um terço das crianças tenham este problema. Se não forem tomadas medidas sérias, ao nível do tratamento e prevenção da doença, em 2025, metade da população mundial será afectada. Além dos estigmas que carregam, os obesos têm uma maior probabilidade de sofrer de doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e outras patologias cardiovasculares. Um estudo recente da Escola Nacional de Saúde Pública aponta para gastos na ordem dos 500 milhões de euros anuais, nesta área. A nível nacional, foi apresentada, recentemente, a Plataforma contra a Obesidade, do Ministério da Saúde, para reduzir o número de adultos e crianças obesas. Para isso, aposta-se no trabalho conjunto de vários Ministérios, Municípios, Indústria Farmacêutica e Organizações da Sociedade Civil. É neste sentido que a Câmara Municipal do Peso da Régua e a Farmácia Loureiro assumem o papel que lhes cabe.
No que se refere à Autarquia, está a ser elaborado um diagnóstico, a nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permitirá ter um conhecimento real sobre as crianças reguenses e avaliar a necessidade de alteração aos seus hábitos alimentares. No final do diagnóstico, a Autarquia irá promover uma acção de sensibilização, com o objectivo de prevenir a obesidade, sobretudo a infantil.
No final da caminhada contra a obesidade, o Centro de Saúde do Peso da Régua irá promover uma acção de rastreio, para os participantes, com o objectivo de os sensibilizar para a necessidade de terem um estilo de vida saudável, como forma de tratar e prevenir esta doença.