O ato contou com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que destacou a beleza do edifício, bem como a importância do estabelecimento de parcerias com as comunidades, através dos municípios e da Igreja, que permitem reforçar a proximidade do Governo com as populações, independentemente da sua localização e densidade.
O vice-presidente do município de Sabrosa, António Graça, reiterou “reiterou o empenho do município de Sabrosa no apoio às causas da sua população".
O presidente da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vilarinho de São Romão, o padre António Areias, agradeceu a presença do secretário de Estado, enaltecendo o valor e a importância que esta obra representa para a paróquia.
Esteve ainda presente a diretora de Serviços da Apoio Jurídicos à Administração Local, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Maria Gravato.
A obra de restauro da Igreja de Vilarinho de São Romão tem um valor de 99.958,72€, comparticipada em 50 por cento pela Direção Geral das Autarquias Locais, sendo o restante suportado pela angariação de fundos, nomeadamente pela população local, recebendo ainda apoio do município de Sabrosa.