Pela primeira vez, houve mesas de voto antecipado em todos os concelhos do país. Em Vila Real, as duas mesas de voto foram instaladas no edifício da câmara municipal, uma para os residentes do concelho, outra para quem é de fora, e foi preciso adaptar o espaço para que os eleitores votassem em segurança.
“Foram criadas todas as condições para as pessoas votarem em segurança, desde as regras de higienização até à entrada e saída, que acontece por portas diferentes”, afirmou Eugénia Almeida, vereadora da autarquia, que se mostrou satisfeita com a elevada adesão das pessoas.
“No nosso caso, o voto antecipado começou no estabelecimento prisional, onde se verificou um aumento no número de votos. Normalmente votam, na cadeia, cerca de cinco pessoas. Este ano, foram perto de 40” salientou, acrescentando que “o facto de muita gente votar de forma antecipada mostra o interesse das pessoas”.
Um pouco por todo o país, os eleitores optaram por exercer o seu direito de voto de forma antecipada, uns porque estão deslocados da sua morada fiscal, outros para evitar possíveis aglomerados.
No caso de Vila Real, 1253 pessoas decidiram votar mais cedo. As urnas abriram às 8:00 e às 11:30 já tinham votado cerca de 250 pessoas.
Vitor
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar