Terça-feira, 16 de Junho de 2026
InícioMirandela130 mil euros investidos na Igreja Paroquial de Santo André

130 mil euros investidos na Igreja Paroquial de Santo André

O restauro da Igreja Paroquial de Santo André - Igreja Matriz de Avantos, no concelho de Mirandela, será inaugurado no próximo dia 10, pelas 11h00, com a celebração de uma missa presidida pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, com a presença do presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, e de um representante da Direção Regional de Cultura do Norte.
 

Devido ao elevado valor patrimonial e mau estado de conservação desta igreja, o valor da intervenção foi de 130.000.00€ e as obras incidiram sobre a reabilitação das coberturas, paramentos interiores e exteriores, instalação elétrica e todo o património integrado da capela-mor.

Imóvel de Interesse Público desde 1986, na Igreja de Avantos destaca-se o campanário e, no interior, a talha dourada dos altares, o púlpito e o arco cruzeiro.

A campanha da capela-mor é a única que se encontra seguramente datada, conhecendo-se também o autor das pinturas do teto, cuja assinatura está patente na representação de Santo Isidro. Trata-se de Damião Rodrigues Bustamente, artista natural de Valladolid, que executou este conjunto pictórico em 1773. 

A igreja de Avantos, de fundação quinhentista, foi objeto de uma ampla remodelação na segunda metade do século XVIII, que visava atualizar a sua linguagem arquitetónica e decorativa, prolongando no interior, e principalmente na zona da capela-mor, um modelo de igreja forrada a ouro (mas com elementos rococó contemporâneos), o que testemunha a aceitação, por um longo tempo, de determinadas tendências artísticas.

Agora, no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, foi alvo de uma intervenção mais aprofundada desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte.

De acordo com o protocolo assinado em 2013, entre a Direção Regional de Cultura do Norte, a EDP – Gestão da Produção de Energia S.A. e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua – Associação ADRVT, compete à EDP financiar a valorização de património cultural localizado em Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, municípios abrangidos pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua. 

A Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade responsável pela coordenação e implementação do projeto de valorização do património, que inclui um conjunto de monumentos previamente identificados entre esta entidade e os municípios envolvidos. Compete à Direção Regional de Cultura do Norte a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e acompanhamento das obras.

De acordo com as prioridades identificadas, tendo como critérios-base o valor patrimonial e a necessidade de reabilitação, o plano, no valor de 1,58 milhões de euros, prevê intervenções na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, e a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em Alijó. A Capela da Misericórdia de Murça, o Centro Interpretativo do Sítio Arqueológico Cabeço da Mina no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira no concelho de Carrazeda de Ansiães e intervenções nas igrejas de Avantos, Abambres e Guíde.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS