Sexta-feira, 30 de Julho de 2021

150 computadores para alunos do concelho

Medida permite mitigar desigualdades no acesso ao ensino à distância.

-PUB-

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros vai entregar, a partir de segunda-feira, os primeiros computadores a alunos do concelho, adquiridos ao abrigo do “Programa de Ensino à Distância nas Escolas”.

No ato da entrega, os responsáveis do Agrupamento de Escolas vão dar formação aos pais para a utilização dos equipamentos. Esta entrega pretende mitigar as dificuldades que alguns alunos tinham para continuar a acompanhar o ensino nas escolas, agora feito à distância.

“No total foram identificados no nosso concelho cerca de 150 alunos que necessitavam de equipamento informático para poderem acompanhar o ensino à distância”, justifica o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues. O autarca explica que “esta medida representa um investimento na ordem dos 60 mil euros para comprar computadores que vêm já equipados com o software mais usual para trabalhar e ainda um plafond de 30 gigas de dados móveis para usufruir nos próximos três meses”. Os computadores vão ser cedidos em regime de empréstimo, devendo ser usados nas escolas aquando do regresso à normalidade no setor da Educação.

Benjamim Rodrigues recorda que “este surto pandémico veio colocar novos desafios às autarquias, que têm feito um esforço significativo para ajudar os munícipes a ultrapassarem este momento mais delicado”. “No caso específico da Educação, o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros identificou cerca de centena e meia de alunos desde o Ensino Básico até ao Secundário, não tinham computadores ou sequer possibilidade de os adquirir, motivo pelo qual foi feito este investimento”, frisa.

Os computadores, que vão ser emprestados até final do ano letivo, começam a ser entregues na próxima segunda-feira na sede do agrupamento de escolas. “Por sugestão da vereadora Elsa Escobar, que tem o pelouro da Educação, o agrupamento de escolas vai aproveitar o momento da entrega para dar alguma formação aos pais e encarregados de educação no que ao uso de plataformas como o Zoom ou o Teams diz respeito”, explica o presidente da autarquia macedense, recordando que essas são as aplicações mais utilizadas para o ensino à distância.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.