Está a decorrer, até 31 de julho, nos concelhos de Vila Real e Murça, o exercício anual da Brigada de Intervenção designado por DRAGÃO 13.
O exercício DRAGÃO 13 tem por finalidade treinar e testar a capacidade de planeamento, comando e controlo da Brigada de Intervenção enquanto Grande Unidade da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército, avaliando deste modo a capacidade operacional desta brigada. O exercício tem como referencial um ambiente operacional baseado no quadro da conflitualidade atual, semelhante ao vivido no teatro de operações do Kosovo, caracterizado pela sua elevada complexidade.
Neste exercício participarão cerca de 1500 militares e diversas tipologias de meios materiais, onde se destaca a viatura blindada de rodas PANDUR II 8×8, nas suas diferentes tipologias, a qual qualifica a Brigada de Intervenção como a “Força blindada de rodas”.
Em simultâneo e inserido neste exercício irá decorrer o exercício PRISTINA 132 que se constituirá no exercício final de aprontamento do 2º Batalhão de Infantaria, unidade que se irá constituir como força nacional destacada a ser projetada para o teatro de operações do Kosovo, em setembro do presente ano.
A presença das forças militares terá uma maior expressão e visibilidade na área do concelho de Murça, município que se disponibilizou a receber e apoiar este exercício.