O fumeiro é o ex-libris da feira, ao qual se associam o presunto, o pastel e o folar de Chaves, o pão centeio, os vinhos, o mel e as compotas.
Até domingo, o Pavilhão Municipal de Chaves reúne o “saber fazer ancestral” das gentes locais, em que se junta a animação de grupos de danças e cantares regionais locais, as tasquinhas para degustação da gastronomia local, bem como demonstrações culinárias.
A edição deste ano conta com a participação de 58 expositores – 39 no setor agroalimentar, 13 expositores de artesanato e seis institucionais – de venda de produtos alimentares, enchidos e artesanato, distribuídos por 60 stands, bem como três restaurantes presentes no recinto.
Pelo segundo ano consecutivo, o Chef Cordeiro aceitou o desafio lançado pelo Município e apresenta-se novamente como embaixador da gastronomia flaviense. No sábado terá lugar o showcooking e no domingo o workshop temático “Conversas ao Fogão”, um momento descontraído em que os convidados do Chef Cordeiro falarão sobre a gastronomia flaviense, hábitos e costumes locais, ao mesmo tempo que os alunos da Escola Profissional de Chaves vão cozinhando algumas iguarias para degustação.
Ao longo da feira irão realizar-se vários workshops de cestaria e olaria com a Associação de Desenvolvimento de Vilar de Nantes.