Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

17 toneladas de cereja vendidas em quatro dias

Em 4 dias de certame, foram vendidas cerca de 17 toneladas de cereja aos milhares de visitantes que passaram pela Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

-PUB-

Para o Município, o evento superou as expectativas que, para este ano, já eram bastante altas.

A cereja foi a rainha, sendo este um ano de excepcional qualidade na produção e na quantidade. Os 7 produtores de cereja presentes no certame venderam, no total, cerca de 17 toneladas deste fruto a que ninguém ficou indiferente. Mas houve também espaço para cerca de 100 expositores de outros produtos locais e regionais, como os enchidos, o vinho, o mel, o queijo, a amêndoa, o azeite, os doces típicos e tantos outros produzidos em Alfândega da Fé e na região.

O projeto gastronómico Alfândega da Fé à Mesa com pratos típicos será uma aposta da autarquia para os próximos anos, melhorando e dinamizando a restauração local. Os alojamentos turísticos também estiveram presentes, pois esta feira pretende incentivar o turismo como um dos factores de desenvolvimento do concelho.

A autarquia vai continuar a incentivar o aumento dos alojamentos turísticos, que já são insuficientes para as potencialidades turísticas de Alfândega e para o aumento de visitantes que tem ocorrido. É que por estes dias, os alojamentos turísticos do concelho estiveram lotados.

Também os concertos e as animações musicais foram um dos atrativos deste certame. Mais uma vez o placo principal recebeu grandes nomes da música nacional. Cláudia Martins e Minhotos Marotos, Per7ume, DAMA e Cuca Roseta foram aplaudidos por milhares de pessoas. As associações locais, que têm vindo a ser apoiadas pelo município, mostraram o seu dinamismo na organização do encontro de bombos, na demonstração de artes marciais, entre outras. Os nossos grupos de cantares de Alfândega da Fé e Sambade também marcaram presença.

O projecto “Alfândega da Fé Running Place” da ARA (Associação Recreativa Alfandeguense) atraiu centenas de praticantes e tem vindo a crescer e a consolidar-se, trazendo novamente o atletismo para a Festa da Cereja como era tradição. 

Este ano os animais foram embelezados pelos “enfeites” realizados pelo grupo de amigas do CIT (Centro de Interpretação do território) de Sambade. Com mais de 30 anos de história, a Festa da Cereja de Alfândega da Fé continua a ser um sucesso e um factor de atracção do concelho e do território.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS