Sábado, 4 de Dezembro de 2021

3,2 ME para melhorar eficiência energética

Arrancaram na segunda-feira as obras de melhoria de eficiência energética dos edifícios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), num investimento global que ascende aos três milhões de euros.

-PUB-

Na apresentação do projeto, que decorreu na semana passada, o professor Amadeu Borges explicou que as obras “vão incidir em 12 edifícios” do campus universitário, no âmbito de uma candidatura que foi aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR).

As intervenções passam por substituir os vidros simples por duplos, colocação de isolamento térmico nas coberturas, de forma a “diminuir as perdas de energia no inverno e ganhos de calor no verão”, disse o professor, responsável pelo Laboratório de Ciências Térmicas da UTAD, acrescentando que serão ainda substituídos os sistemas de iluminação e a colocação de painéis fotovoltaicos, para produzir energia para autoconsumo.

De acordo com a UTAD, o objetivo é ter um

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.