Em março, o Governo anunciava 20 milhões de euros para obras e equipamentos em 25 blocos de partos do país. Praticamente dois meses depois, o CHTMAD faz saber que o bloco de partos do hospital de Vila Real vai ser reabilitado, sendo que a obra já foi consignada.
A informação foi avançada pela administração e segundo Fernando Alves, da área financeira, vão ser investidos 3,5 milhões de euros, com vista a “criar mais condições para as utentes”, dando mais “qualidade, capacidade, segurança e conforto”, não só para as mães, mas também para que os pais possam acompanhar o parto.
Esta é uma obra há muito reclamada e prevê uma intervenção no bloco operatório, a criação de cinco salas de parto individuais e um espaço para a urgência de obstetrícia e ginecologia, “com acesso direto ao exterior”.
De acordo com Fernando Alves, “a obra já foi consignada” e tem um prazo de execução previsto de um ano, sendo que, para manter a atividade do bloco de partos, a obra “vai ser feita de forma faseada”.
Importa referir que nos primeiros quatro meses deste ano foram realizados 336 partos no hospital de Vila Real, menos que os 351 em igual período do ano passado. Ao todo, em 2022, nasceram 1.145 crianças no CHTMAD. Em 2021 foram feitos 1.057 partos e se recuarmos até 2016, nasceram, nesse ano, 1.384 bebés.