Foi apresentada a edição da Taça de Portugal de Ciclocrosse deste ano, que contará com o ‘selo’ da União Ciclista Internacional (UCI) categoria C2, trazendo à pista, que estará instalada no Parque Corgo, em Vila Real, atletas de Espanha, França e Grécia, além dos portugueses, para um dia repleto de competição.
Sábado realizam-se os treinos livres, mas é o dia de domingo que trará mais emoção ao parque da cidade de Vila Real, com um horário bem preenchido de provas. O ‘tiro de partida’ será dado às 9 horas com a corrida de Sub-13 e Sub-15 masculinos e femininos e prolonga-se até às 14.45 horas, com o início da última corrida dos atletas inscritos entre a classe Elites masculinos.
Entre os presentes na apresentação da prova, o presidente do município de Vila Real, Alexandre Favaios, destacou a importância da Taça de Portugal de Ciclocrosse na cidade, que, além de promover o desporto e a atividade física, tem impacto na economia da cidade. O autarca recordou que esta “é uma forma de afirmar o desporto em Vila Real” e é um “motivo de orgulho” que seja realizada no município.
Filipe Silva, diretor de prova e elemento do Grupo de Cicloturismo, Ciclismo e BTT Bila Biker’s, recordou que, sendo uma prova pontuável para o ranking UCI, “há maior rigor na organização”, além de uma “maior exigência de todo o processo”.
“Temos um leque de inscritos grande, as inscrições só terminam no final da semana, mas temos algumas equipas internacionais, equipas UCI, com atletas profissionais e por isso, haverá mais concorrência na pista”, esclareceu Filipe Silva.
As corridas da Taça de Portugal de Ciclocrosse vão dividir-se entre várias categorias, com a idade dos atletas compreendidas entre os 11/12 anos até aos mais de 70 anos, que competirão entre os Masters 70.
A 3ª Taça de Portugal de Ciclocrosse é organizada pelo Grupo de Cicloturismo, Ciclismo e BTT Bila Biker’s, da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real e da Federação Portuguesa de Ciclismo.