Sábado, 18 de Janeiro de 2025
No menu items!

5. º Passeio Nocturno Tourencinho

Mais uma vez a Associação Tourencius dos Xudreiros, levou a efeito o passeio nocturno em bicicletas “todo o terreno”, sendo já esta a quinta edição consecutiva. Teve lugar na noite de Sexta-feira (1 Agosto) e fez parte do vasto programa das actividades de animação previstas para o Verão, e promovidas pela autarquia Aguiarense e pela […]

-PUB-

Mais uma vez a Associação Tourencius dos Xudreiros, levou a efeito o passeio nocturno em bicicletas “todo o terreno”, sendo já esta a quinta edição consecutiva. Teve lugar na noite de Sexta-feira (1 Agosto) e fez parte do vasto programa das actividades de animação previstas para o Verão, e promovidas pela autarquia Aguiarense e pela Vitaguiar.

Foram cerca de quatro dezenas os praticantes de btt, mais ou menos experimentados nestas andanças dos passeios em bicicleta no escuro da noite, que estiveram presentes neste passeio.

A partida foi dada pouco passava das 21 horas junto à sede da associação dos Xudreiros (antigo apeadeiro da CP), com os participantes a terem de percorrer algumas ruas de Tourencinho para depois rumarem a Norte até à sede da Vila Aguiarense, ora percorrendo a antiga linha férrea do Corgo, ora atravessando aldeias como Zimão e Parada pelos caminhos rurais existentes ao longo do vale.

Em Vila Pouca de Aguiar decorria o primeiro dia de festa, onde houve oportunidade para na Urbaguiar, apreciar o despique de duas bandas filarmónicas que aí faziam as suas actuações apara o púiblico presente, já no espaço da casa da cultura todos os participantes foram aí presenteados com o merecido reforço alimentar por todos apreciado.

A segunda parte deste passeio prosseguiu com o regresso a Tourencinho, este em parte também pela antiga linha-férrea até Parada de Aguiar, atravessando aí para Soutelo, passando depois pelo Pontido, Telões e Souto sempre pelos trilhos de terra batida que ligam estas aldeias. Ao fim dos 25 quilómetros percorridos a um ritmo constante sem grandes incidentes, apenas uma ou outra queda sem consequências na parte final, isto porque com o passar das horas as baterias das luzes começam a falhar, e uma pequena distração é queda certa. Já perto da meia-noite todos os participantes e acompanhantes acabaram da melhor maneira na sede da ACRTX em volta da mesa para a ceia de churrasco, caldo verde e bom vinho a acompanhar, porque estas coisas de dar ao pedal tanto de dia como de noite, exigem o consumo de muitas calorias!

Da parte da Direcção da Associação Tourencius dos Xudreiros ficou a promessa da continuação destas actividades, estando já a próxima prevista para o início de Novembro com um Passeio BTT de São Martinho. O sucesso destas e outras actividades levadas a cabo pela ACRTX tem resultado do esforço de várias entidades, nomeadamente o Município de Vila Pouca de Aguiar, a delegação regional do INATEL, o Centro Social Nossa Senhora do Extremo, o Conselho Directivo de Baldios de Tourencinho, bem como outras empresas privadas da região que se associam à ACRTX ao longo do ano.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS