Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

5ª Força Nacional Destacada recebe Estandarte Nacional

154 militares realizaram treinos no Regimento de Infantaria 13 (RI13) ao longo dos últimos oito meses. Em breve partem para o Afeganistão.

-PUB-

Esta quinta-feira, os militares que integram a 5ª Força Nacional Destacada (FND) receberam o Estandarte Nacional pelas mãos do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca. 

"Cumpriram com brio e saber o aprontamento. Sois uma força coesa e apta para a missão que vos espera no Afeganistão, onde tereis um appel preponderante na proteção do aeroporto Hamid Karzai, em Cabul", disse o General, acrescentando que "no teatro de operações, onde serão proporcionadas as mais adequadas condições para o cumprimentos das respetivas tarefas, têm de manter os níveis de profissionalismo e rigor de que já deram prova".

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimónia não contou com os familiares dos militares que partem para o Afeganistão a 21 de julho, uma situação fora do normal, mas que "temos de compreender", esclarece o Major de Infantaria, e comandante da 5ª FND, Daniel Carvalho Gomes.

"Neste momento, temos um inimigo invisível com quem temos de lidar e a minha maior preocupação, neste momento, é garantir que o potencial humano da minha Força não é afetado", acrescentou.

A 5ª FND parte para o Afeganistão daqui a poucos dias. A missão arranca a 1 de agosto e terminará em fevereiro de 2021.

Notícia desenvolvida na edição de 9 de julho

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.