Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

61 bolsas de estudo atribuídas a alunos do ensino superior

O município de Bragança celebrou na sexta-feira 61 contratos para atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior.

-PUB-

Segundo a autarquia, trata-se da primeira fase de atribuição deste apoio municipal para o ano letivo 2022/2023, que representa “um valor global de 48.510,00 euros.

Hernâni Dias, presidente da câmara, destacou que “esta é uma medida muito importante” para as famílias. “A educação e formação académica é, aos dias de hoje, um dos mais importantes pilares da sociedade. Investir nos jovens é um desígnio fundamental deste município que, de ano para ano, têm aumentado o investimento neste setor”.

Dado que a atribuição deste apoio municipal depende diretamente dos resultados das bolsas da DGES (Direção Geral do Ensino Superior), o município, por forma a garantir a máxima celeridade no processo, procedeu à atribuição deste apoio de forma faseada. Depois de conhecidos os resultados da DGES, foram recebidas 169 candidaturas, sendo que esta primeira fase de atribuição de Bolsas contemplou um total de 61 contratos, num investimento de 48.510,00€, prevendo realizar a atribuição dos restantes apoios a curto/médio prazo.

Em relação ao ano anterior, e segundo a autarquia, houve um “acréscimo de 72,5%” no número de candidaturas. Nos últimos sete anos letivos, o município atribuiu um “valor acumulado mais de 267 mil euros, tendo sido recebidas 487 candidaturas e concedidas 349 bolsas de estudo a alunos de Bragança que frequentam o ensino superior, quer nesta cidade, quer noutras instituições de ensino superior do país.

Recorde-se que, este ano letivo, o prazo regulamentado de apresentação de candidaturas às Bolsas de Estudo foi alargado por decisão do executivo municipal, atendendo ao período de matrículas e inscrições nas diferentes instituições de ensino superior. Desta forma, foi possível garantir que mais alunos pudessem candidatar-se a esta apoio, reunindo, para o efeito, a documentação necessária em tempo útil.

Na sessão marcou também presença a vereadora com os pelouros da Educação e Ação Social, Fernanda Silva.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS