Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

7,5 milhões de euros para promoção turística do Douro

Ao todo são 30 projectos aprovados pelo Programa Operacional da Região Norte, que vão dar um novo impulso à promoção e divulgação da região duriense. Esta é a primeira vez que o Douro tem um Programa de Promoção e Animação Turística com actividades calendarizadas para Setembro e Outubro, mas com continuidade até 2011, num total de 80 iniciativas.

-PUB-

O chefe de Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, salientou a importância desta verba para o Douro. “Ao longo destes últimos anos, a região duriense tem tido algumas acções de animação, mas ficam muito aquém do que é necessário. Esta proposta resulta de um trabalho conjunto entre a Estrutura de Missão, a Rota do Vinho do Porto, a Delegação da Cultura do Norte, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, com o apoio da Comissão de Coordenação do Programa de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, que disponibilizou para o Alto Douro Vinhateiro cerca de 7,5 milhões para promoção imaterial até 2011”.

O programa vai ajudar a divulgar o Douro nos quatro cantos do mundo, com particular ênfase nas regiões vizinhas, Galiza, Castela e Leão. A sua calendarização será anual, diversificada e insere as Rotas do Azeite e a Rota de Cister com um conjunto de acções já preparadas não só no Douro, mas também na Terra Quente Transmontana.

“Se continuarmos a trabalhar assim, estou convencido que iremos ter mais gente a visitar e a ficar mais tempo no Douro”, frisou Ricardo Magalhães.

Refira-se que as candidaturas que já entraram na Estrutura de Missão, logo no primeiro aviso de abertura, a sua estimativa orçamental rondava os 14,7 milhões, o dobro da disponibilidade.

A Turismo do Douro assume uma importante posição no conjunto de investimentos. O seu presidente, António Martinho, tem um objectivo prioritário que se prende com a “fixação dos turistas mais tempo na região” e que estima alcançar “meio milhão de dormidas no Douro até final do seu mandato”.

Da panóplia de iniciativas constam a criação da Rota do Património Mundial do Turismo Religioso no Douro. Nesta área, o destaque vai para a intervenção da Turel – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso que vai lançar um guia-áudio (MP3), alusivo ao património religioso, disponível em várias línguas.

O Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) vai criar o Portal Douro que reunirá toda a informação sobre a região.

Numa iniciativa conjunta da Fundação Museu do Douro e da empresa Douro Azul decorrerá até 31 de Outubro um concurso internacional de fotografia.

“Pelo Douro até 2011”, os músicos B.B King, Ivan Lins, Carlos do Carmo, Teresa Salgueiro e Mafalda Veiga vão marcar presença. Ao mesmo tempo, vão desenrolar-se festivais temáticos sobre as vindimas e as Aldeias Vinhateiras.

O Fórum Mundial do Vinho, o Congresso Internacional de Turismo e  o Congresso Ibérico Região Grandes Vinhedos, são outras das iniciativas previstas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS