O chefe de Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, salientou a importância desta verba para o Douro. “Ao longo destes últimos anos, a região duriense tem tido algumas acções de animação, mas ficam muito aquém do que é necessário. Esta proposta resulta de um trabalho conjunto entre a Estrutura de Missão, a Rota do Vinho do Porto, a Delegação da Cultura do Norte, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, com o apoio da Comissão de Coordenação do Programa de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, que disponibilizou para o Alto Douro Vinhateiro cerca de 7,5 milhões para promoção imaterial até 2011”.
O programa vai ajudar a divulgar o Douro nos quatro cantos do mundo, com particular ênfase nas regiões vizinhas, Galiza, Castela e Leão. A sua calendarização será anual, diversificada e insere as Rotas do Azeite e a Rota de Cister com um conjunto de acções já preparadas não só no Douro, mas também na Terra Quente Transmontana.
“Se continuarmos a trabalhar assim, estou convencido que iremos ter mais gente a visitar e a ficar mais tempo no Douro”, frisou Ricardo Magalhães.
Refira-se que as candidaturas que já entraram na Estrutura de Missão, logo no primeiro aviso de abertura, a sua estimativa orçamental rondava os 14,7 milhões, o dobro da disponibilidade.
A Turismo do Douro assume uma importante posição no conjunto de investimentos. O seu presidente, António Martinho, tem um objectivo prioritário que se prende com a “fixação dos turistas mais tempo na região” e que estima alcançar “meio milhão de dormidas no Douro até final do seu mandato”.
Da panóplia de iniciativas constam a criação da Rota do Património Mundial do Turismo Religioso no Douro. Nesta área, o destaque vai para a intervenção da Turel – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso que vai lançar um guia-áudio (MP3), alusivo ao património religioso, disponível em várias línguas.
O Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) vai criar o Portal Douro que reunirá toda a informação sobre a região.
Numa iniciativa conjunta da Fundação Museu do Douro e da empresa Douro Azul decorrerá até 31 de Outubro um concurso internacional de fotografia.
“Pelo Douro até 2011”, os músicos B.B King, Ivan Lins, Carlos do Carmo, Teresa Salgueiro e Mafalda Veiga vão marcar presença. Ao mesmo tempo, vão desenrolar-se festivais temáticos sobre as vindimas e as Aldeias Vinhateiras.
O Fórum Mundial do Vinho, o Congresso Internacional de Turismo e o Congresso Ibérico Região Grandes Vinhedos, são outras das iniciativas previstas.