Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022

8º Torneio Tribol inova com Jogo das Estrelas

É já no próximo fim de semana, dias 3, 4 e 5, que o areal do Complexo de Codessais recebe a oitava edição do Torneio Tribol de Praia Cidade de Vila Real, competição realizada anualmente que abrange três modalidades: andebol, futebol e voleibol. Na apresentação pública do evento, que decorreu no dia 29, a organização revelou algumas novidades, como o Jogo das Estrelas.

-PUB-

Questionado acerca do programa, Adriano Tavares, diretor do torneio desde o ano passado, afirmou confiante de que “esta será a melhor edição de sempre, pelo menos estamos a trabalhar para tal”. “O Tribol é muito mais do que um simples torneio, cada vez mais conseguimos juntar uma série de parceiros que nos permitem uma abrangência maior. A grande inovação deste ano é o Jogo das Estrelas, que vai trazer à cidade pessoas conhecidas das três modalidades que irão fazer jogos de exibição antes das finais”, explicou o diretor, que desta forma pretende chamar a atenção de um maior número de pessoas. Amigos do Carlos Simão vs Amigos do Vicente João (Voleibol), Amigos do Rui Vieira vs Amigos do Delfim (Futebol) e Amigos do António Cunha vs Amigos do Jorge Rodrigues (Andebol) são as equipas de “ex-internacionais portugueses, ex-campeões da Europa, atuais treinadores conhecidos da nossa praça” que irão competir por uma vitória amigável.

Pioneira na criação de um evento deste género, a organização realçou que a oferta excedeu a procura, tendo o processo de inscrições corrido “extremamente bem” e quem sabe numa próxima vez, “será possível alargar a fronteira e ir mais além”.

Para além dos três torneios, onde os jogos principais terão transmissão em direto pela UTAD TV, estão programadas outras atividades para engrandecer o evento. O habitual churrasco convívio, seguindo-se a TriParty, com os Dj Álvaro Costa e a dupla MC², Miguel Cabral e Miguel Candeias, para animar a noite. A festa não fica por aqui e são várias as atividades complementares implementadas por uma série de ginásios locais e empresas de desporto aventura que irão proporcionar ações ao ar livre, totalmente livres e gratuitas. De forma a promover o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que terá passagem por Vila Real na próxima semana, também a Associação Promotora irá estar representada num stand promocional.

Tal como no ano passado, também este ano há um padrinho por modalidade. As gentes da terra estão em maioria, com Eduardo Ferreira, ex-treinador de Voleibol da equipa de seniores feminina do Sport Clube de Vila Real, Rui Vieira, treinador de Futebol de diversas equipas e seleções nacionais, e por último, a apadrinhar o Andebol, David Tavares, natural de Lourosa, atleta internacional português por 115 vezes, que deixa os jogos este ano, daí esta homenagem.

Com o engrandecimento desta iniciativa também a responsabilidade social está representada numa vertente auxiliar. O Tribol Solidário pretende ajudar na angariação de fundos para a Joaninha e, ainda, na recolha de alimentos para a Refood. “É um motivo de orgulho para o município. Ao longo das sucessivas edições, a organização tem provado a sua qualidade de envolvência na comunidade e a capacidade de fazer participar Vila Real no que de melhor há, em termos de desporto em Portugal. É organizado num mês muito especial, um mês de grandes realizações, com padrinhos de excelência e com uma vertente solidária muito significativa”, frisou Rui Santos, presidente da Câmara Municipal, realçando o gosto que a autarquia tem em ser parceiro da Associação de Andebol na organização e de “ajudar a potenciar essa energia positiva e vontade de fazer coisas pela região”.

Também José Maria Magalhães, vereador do Desporto, espera que o acontecimento “diferenciador e único” seja alvo de uma grande projeção e crie renome, visto que “não existe nada de semelhante”. “O turismo é fundamental para Vila Real. Ao criarmos notoriedade vamos criar alguma necessidade de visionamento e espero que com as performances desportivas haja mais gente a fazer desporto, mas também envolvendo e captando novos turistas. Há tantos aspetos a promover na cidade e projetar a marca é essencial”, concluiu o vereador.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.