Nesta primeira fase, a formação será sobre primeiros socorros e suporte básico de vida que será ministrada aos treinadores e dirigentes do Abambres SC e decorrerá nas instalações do clube. Ficou também patente a vontade de ambas as partes para que estas ações se prolonguem no tempo, vindo a possibilitar a formação aos pais dos atletas, sócios e outros agentes desportivos da região.
A UGT de Vila Real, representada pelo seu presidente Nataniel Araújo, “cumpre assim um dos seus desígnios de estar perto das instituições e possibilitar formação certificada ao maior número de pessoas”.
O Abambres SC, representado pelo presidente da direção José Augusto Mourão, depois da certificação pela Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora de quatro estrelas, abre as suas portas à formação de adultos e à valorização dos seus quadros.