Até 31 de março, o município de Sabrosa tem abertas as candidaturas para apoio aos pequenos viticultores, referentes à campanha de 2024/2025. Os apoios estão ao abrigo do Regulamento Municipal de Incentivo e Apoio aos Viticultores do concelho de Sabrosa.
As candidaturas devem ser apresentadas presencialmente nos serviços de atendimento localizados na Biblioteca do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD).
Os interessados devem preencher um formulário disponibilizado pela autarquia e apresentar a documentação necessária para a análise da candidatura.
Podem candidatar-se os viticultores que cumpram os critérios de admissão definidos no regulamento, que se destina a apoiar as pequenas explorações vitícolas do concelho.
Os apoios são destinados a explorações agrícolas consideradas de pequena dimensão, até 14.999 m² e traduzem-se na atribuição de um apoio financeiro fixo, determinado em função da área da exploração.
O incentivo poderá ser utilizado na aquisição de fatores de produção, nomeadamente produtos fitossanitários e fertilizantes, sendo também elegíveis equipamentos para a poda das vinhas, como tesouras de poda manuais, elétricas ou pneumáticas.
Terminado este prazo excecional, as candidaturas passarão a decorrer anualmente entre 1 de setembro e 30 de dezembro, tendo sempre em consideração as despesas realizadas na campanha vitícola entretanto concluída.
Toda a informação relativa às condições de candidatura, documentação necessária e critérios de apoio encontram-se disponíveis no seguinte link: https://www.sabrosa.pt/cmsabrosa/uploads/document/file/5273/aviso_reg__apoio_viticultores.pdf





