O Circuito Internacional de Montalegre foi o escolhido para receber a prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralicross. O Conselho Mundial da FIA aprovou a alteração do calendário de 2023 da competição, que começará em Portugal, nos dias 3 e 4 de junho, no Circuito Internacional de Montalegre. A etapa portuguesa estava inicialmente agendada para o final de agosto, mas o promotor do World RX e a FIA solicitaram a alteração da data para o início de junho, com a respetiva concordância do Município de Montalegre (entidade promotora do evento), do Clube Automóvel de Vila Real (organizador desportivo) e da FPAK.
O município de Montalegre acredita que a mudança pode “reforçar o número de inscritos e o espetáculo na pista portuguesa”, que este ano celebra o seu 25.º aniversário.
Este é o oitavo ano que o Circuito Internacional de Montalegre vai receber o Campeonato do Mundo FIA de Ralicross. É o regresso do evento português à posição de primeira prova do FIA World RX, que deteve durante vários anos (assim como no Campeonato da Europa).
Depois de Montalegre o Mundial Rallycross seguirá para a Noruega, e a terceira etapa será na Suécia.
O Campeonato do Mundo vai terminar este ano na Ásia, em novembro.