Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Abstenção foi a grande vencedora no distrito

No último domingo os portugueses votaram para escolher os seus 21 representantes no Parlamento Europeu, um sufrágio que no distrito ficou marcado pela forte abstenção e pelo boicote no concelho de Murça. Em Vila Real os votos deram a vitória à Aliança Portugal, mas o Partido Socialista sente-se “honrado” com os resultados, sublinhando a “recuperação” de votos na capital de distrito e os seis concelhos onde o partido venceu. Em Murça, onde as urnas não abriram em protesto, já foi confirmado que o ato eleitoral não se repetirá no domingo.

-PUB-

Somando 39,31 por cento dos votos, a coligação Aliança Portugal (PSD / CDS-PP) saiu vencedora no distrito nas eleições europeias, que se realizaram no dia 25 e nas quais menos de um terço da população de Vila Real participou.

Segundo os resultados oficiais já divulgados, dos 222.724 eleitores inscritos nos 14 concelhos do distrito, apenas 66.202, ou seja, menos de 30 por cento, optou por exercer o seu direito ao voto.

Os dados indicam que logo a seguir à coligação Aliança Portugal, que somou 26.024 votos, aparece o Partido Socialista (PS) como a opção de 35 por cento dos votantes, seguindo-se no “pódio” o Movimento Partido da Terra, liderado por Marinho e Pinto, que foi mesmo eleito

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.